Rafa Zimbaldi participa do 1º Encontro de Pacientes com Raquitismo Hipofosfatêmico


27/06/2019 12:15 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Rafa Zimbaldi

Compartilhar:

Rafa Zimbaldi (Foto: Agência Alesp)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg236492.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado estadual Rafa Zimbaldi participa nesta quinta-feira (27) do 1º Encontro de Pacientes com Raquitismo Hipofosfatêmico, uma doença genética e rara, que não cura, mas tem tratamento que proporcionam uma melhor qualidade de vida.

O evento é uma iniciativa do Instituto Amor e Carinho (IAC), de Campinas/SP, presidido por Wesley Pacheco, e chama atenção para a discussão sobre as doenças raras. "O raquitismo é uma das 8 mil doenças genéticas existentes, só no Brasil temos 13 milhões de pessoas com algum tipo de doença rara, por isso é importante a discussão, a conscientização e a criação de políticas públicas", afirma Pacheco.

O deputado Rafa vai abrir o evento que deve contar ainda com a presença de diversos especialistas da área além dos pacientes. "Neste encontro, vamos ouvir dos médicos e familiares mais sobre todo esse universo, desde o diagnóstico, relação familiar, terapias e os direitos que cada um tem como sociedade civil. E nesta parte quero deixar registrado o compromisso do nosso mandato em ajudar a causa, da forma que for necessária. Sabemos que muitos pacientes precisam de remédios especiais, diversas cirurgias para poder ter qualidade de vida e tantas outras terapias. Tudo isso precisa ser oferecido a essas pessoas de forma igualitária, de forma democrática e justa. Por isso, contem comigo, contem com o nosso trabalho para dar voz à causa de vocês".

O raquitismo tem como principal característica um retardo de crescimento, pernas arqueadas, fraqueza e dor na coluna, na pélvis e nas pernas. Segundo dados do IAC, no mundo há três vezes mais pacientes com doenças raras do que com algum tipo de câncer e quatro vezes mais pessoas com algum tipo de doença rara do que com Alzheimer.

O evento será realizado das 13h às 18h desta quinta-feira (27/06), no auditório Paulo Kobayashi, que fica na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo " Av. Pedro Alvares Cabral, 201 " Parque Ibirapuera, São Paulo/SP.

Confira os palestrantes:

Wesley Pacheto " Diretor do Instituto Amor e Carinho

Dra. Maria Helena Vaisbich " Nefrologista especialista em Raquitismo - palestra sobre o tema: Entendendo o diagnóstico e o tratamento do Raquitismo hipofosfatêmico"

Katilene " primeira paciente a conseguir novo tratamento para o Raquitismo no Brasil

Paulo Inglese G. Junior e Pietro Nave Inglese " palestra sobre o tema "As aventuras de Pi"

Dr. Mauro Borghi " diretor geral da Rede D´or São Luiz - palestra sobre o tema "Raquitismo Familiar: Desafios e Atualidades"

Vanessa Giovana Vasques Ribeiro " paciente - palestra sobre o tema "História de uma Borboleta"

Claudia Fussi Campos " Odontologista - palestra sobre: "Laserterapia: saúde bucal e abscessos"

Cássia Fukuda " odontologista - palestra sobre: "Laserterapia: saúde bucal e abscessos"

Jennyfer Marques Parinos " Atleta Paraolimpica Brasileira " palestra sobre o tema: "Vida de Atleta"


alesp