Dia de Prevenção ao Câncer Infanto-Juvenil alerta para importância de diagnóstico precoce

Conscientizar a população sobre principais sintomas da doença é objetivo da data
27/11/2020 17:17 | Campanha | Maurícia Figueira

Compartilhar:

Imagem ilustrativa (fonte: Freepik)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2020/fg258419.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma data de grande importância a ser lembrada no mês de novembro é o Dia de Prevenção ao Câncer Infanto-Juvenil. Pensar em criança com câncer é sempre muito triste. Entretanto, é sempre bom saber que a maior parte dos cânceres infantis são curáveis. Se diagnosticado precocemente e tratado em centros especializados, o câncer infanto-juvenil tem índice de cura de cerca de 80 por cento, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Com o objetivo de conscientizar a população acerca da doença, seus sintomas e tratamentos, a Lei 13.452/2009 instituiu o dia de prevenção à doença, celebrado no início desta semana, dia 23/11.

Diagnóstico precoce

Diferentemente do caso dos adultos, não há evidências científicas de que o câncer infanto-juvenil seja associado a fatores ambientais ou estilo de vida. Assim, o foco não está na prevenção, e sim no diagnóstico precoce. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) confirma que os pediatras são fundamentais "seja na suspeita diagnóstica do câncer ou no encaminhamento precoce para os centros de referência oncológicos pediátricos".

A pediatra Kelly Oliveira, autora do blog www.pediatriadescomplicada.com, comentou alguns dos sinais analisados pelos profissionais que podem ser indicativos de câncer. "A criança que tem roxos na perna, algum hematoma sem causa, sintomas de fraqueza, perda de peso sem explicação, alteração neurológica sem explicação, dor que não passa, febre persistente são sinais de alerta", afirmou a pediatra.

É preciso estar atento aos sintomas. Segundo a SBP, na fase inicial, os sintomas são parecidos com outras doenças infantis. Apresentar os sintomas não significa que a criança desenvolveu câncer, mas é bom pedir avaliação do pediatra. O oncologista pediátrico Sidnei Epelman, presidente fundador da Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (Tucca), reforçou a importância do diagnóstico precoce. "É fundamental investir nisso, pois só dessa forma " além do diagnóstico preciso e tratamento adequado " podemos oferecer melhor chance de cura para essas crianças", comentou.

"O câncer infantil sensibiliza as pessoas, é triste. A medicina tem avançado muito, mas ainda estamos longe de uma solução. Portanto, tudo que os parlamentares e a sociedade puderem fazer é muito bem-vindo", destacou o deputado Castello Branco (PSL).

Números

Segundo o Inca, o câncer é a primeira causa de morte por doença no Brasil. na faixa etária de 1 a 19 anos. A projeção para o ano de 2020 é de 8.460 novos casos da doença. Em 2018, 2.565 crianças morreram em decorrência de câncer no país.

Os tipos de câncer mais comuns em crianças são as leucemias, os tumores do sistema nervoso central e os linfomas. A SBP afirma que os tumores nas crianças e adolescentes crescem mais rapidamente do que os dos adultos, mas respondem melhor ao tratamento.

Sinais de alerta

Veja alguns sintomas, de acordo com o Ministério da Saúde:

- palidez, hematomas, dor óssea;

- caroços ou inchaços indolores ou sem sinais de infecção;

- perda de peso sem explicação;

- pupila branca;

- inchaço abdominal;

- dores de cabeça persistentes;

- fatiga, letargia;

- perda de equilíbrio.

alesp