Alesp aprova PEC que flexibiliza aplicação de parte do Orçamento estadual
27/11/2024 18:22 | PEC 9/2023 | Matheus Batista - Foto: Rodrigo Romeo




A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, durante sessão extraordinária realizada nesta quarta-feira (27), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que flexibiliza a aplicação de 5% dos recursos estaduais da Educação para custeio de ações na área da Saúde. A PEC 9/2023, de autoria do Executivo, foi aprovada após votação em dois turnos (60x24 e 59x19).
O texto aprovado busca alterar o artigo 255 da Constituição Estadual, que determina que 30% da receita do Estado seja destinada para a Educação - 5% a mais do que determina a Constituição Federal.
De acordo com a justificativa encaminhada pelo Governo, a proposta se alinha ao mínimo federal voltado para o ensino e, assim, flexibiliza essa parcela 'restante' do Orçamento. Dentre os motivos destacados pelo Executivo, está o crescente gasto público com Saúde, resultado do envelhecimento da população paulista.
O texto da PEC ressalta, ainda, que esses 5% poderão ser utilizados por ambas as Pastas, tanto em gastos com educação, como para o financiamento de ações e serviços de saúde.
Tramitação
A proposta deu entrada na Casa em outubro de 2023 e, no período em que esteve em tramitação, foi pauta de onze sessões extraordinárias. Por se tratar de uma Emenda à Constituição, foi necessária a aprovação do texto em dois turnos de votação com pelo menos 57 votos 'Sim'.
A PEC 9/2023 foi aprovada em primeiro turno por 60 votos favoráveis contra 24 contrários e, em segundo turno, por 59 votos a 19. A Emenda Constitucional entrará em vigor assim que for publicada pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.
Debate
Em paralelo ao debate em Plenário, a Assembleia Legislativa de São Paulo, buscando ouvir as diferentes vozes da população, abriu a Casa para a realização de uma audiência pública para discussão da PEC.
Ao todo, 40 convidados, entre eles secretários executivos das secretarias estaduais de Saúde e Educação, puderam expor suas visões, favoráveis e contrárias, à proposta.
Representando a Bancada do Partido dos Trabalhadores, que se opôs à alteração, o deputado Simão Pedro (PT) defendeu o voto contrário. "A Educação Pública não pode ter recursos cortados e, sim, precisam de mais aportes. A gente precisa se debruçar sobre isso e procurar mais investimentos", apontou o parlamentar.
O deputado Eduardo Nóbrega (Podemos), por sua vez, defendeu a flexibilização no uso do Orçamento. "Tanto a Educação quanto a Saúde precisam de investimentos. Mas sabemos que mais do que recursos, é preciso ter eficiência na aplicação dos investimentos e o Governo, ao meu ver, está buscando essa eficiência", argumentou ele.
"Essa flexibilização terá impacto na qualidade da Educação do Estado, na formação, no salário e nas condições de aprendizagem para os alunos e, de trabalho, para os professores", rebateu a deputada Professora Bebel (PT), que também registrou o voto contrário.
Já o deputado Carlos Cezar defendeu a iniciativa do Governo. "Essa PEC age dando a possibilidade de se aplicar recursos, numa época em que se pode vislumbrar superávit na Educação, em gastos com Saúde, que é uma área que sofre", opinou.
Notícias mais lidas
- Em greve, auditores-fiscais da Receita Federal pedem reposição das perdas acumuladas desde 2019
- Nota de pesar - Cláudio Salvador Lembo
- André do Prado é reeleito presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Alesp seguirá democrática, plural e aberta ao diálogo, garantem deputados eleitos para Mesa Diretora
- Criada e aprovada na Alesp, lei que cria cadastro de identificação de entregadores é sancionada
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2025; receita prevista é de R$ 372 bilhões
- Uso de celulares nas escolas públicas e privadas é proibido em São Paulo; veja regras
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações