Empresas de ônibus poderão entrar em colapso

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
28/05/2020 14:53 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

Empresa Piracicaba, que encerrou as atividades pela crise<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2020/fg249245.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Edmir Chedid (DEM) afirmou que as empresas de transporte coletivo de passageiros poderão entrar em colapso devido às medidas restritivas, adotadas em nível estadual, para conter a pandemia do coronavírus. A afirmação ocorreu durante um pronunciamento no Parlamento Virtual da Alesp.

Um dos principais motivos apontados pelo parlamentar é a queda do número de passageiros, que resultou em prejuízos às empresas de ônibus. O setor, segundo ele, também tem sido um dos principais responsáveis por demissões no Estado. "A falta de passageiros provoca uma reação em cadeia nas empresas, principalmente nas que operam em pequenos municípios", disse.

De acordo com o parlamentar, o governo estadual, por meio da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), demonstrou que poderá auxiliar as empresas de ônibus que atuam nas regiões metropolitanas. "Mas não existe, no entanto, nenhuma medida confirmada referente ao possível auxílio para as empresas de ônibus de outras regiões e do litoral paulista."

Em seu pronunciamento, o deputado Edmir Chedid falou sobre o apoio financeiro do governo federal às empresas aéreas. Em março, Medida Provisória garantiu o subsídio federal às companhias, principalmente para o reembolso de passageiros. "Infelizmente as empresas de ônibus não tiveram a mesma atenção do governo federal, o que considero lamentável", completou.


alesp