Parlamentar comemora antecipação de obras na malha ferroviária

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
28/05/2020 14:50 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do Deputado Dirceu Dalben

Compartilhar:

Dirceu Dalben (2º à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2020/fg249244.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"Um marco histórico para o desenvolvimento do Estado de São Paulo e do Brasil". Com essas palavras, o deputado estadual Dirceu Dalben (PL) definiu a renovação antecipada da concessão da Malha Ferroviária Paulista à empresa Rumo Logística, assinada dia 27/5, junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Além de ampliar a capacidade do transporte de cargas no estado, a renovação da concessão também antecipa investimentos da Rumo em 40 municípios que são cortados pela ferrovia, com a construção de viadutos sobre a linha férrea, resolvendo questões de mobilidade urbana e segurança viária. Algumas cidades beneficiadas serão Sumaré, Hortolândia, além de outros municípios das Regiões de Campinas, Bauru, São José do Rio Preto, entre outras.

Em outubro, o deputado acompanhou a visita do ministro Nardes a algumas cidades, para conhecer de perto a estrutura da linha e a operação do transporte de cargas realizado pela concessionária Rumo Logística. Foram diversas reuniões também com prefeitos, com a equipe da Rumo, representantes do Estado e com o vice-governador, Rodrigo Garcia, cobrando agilidade dos órgãos responsáveis para que a renovação saísse do papel o quanto antes.

O contrato original, que venceria em 2028, foi renovado por mais 30 anos. A renovação antecipada garante R$ 6 bilhões em investimentos em cinco anos para ampliar a capacidade do transporte de cargas da Malha Ferroviária Paulista.


alesp