Proposta proíbe negativação de nome de consumidor durante pandemia

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
28/05/2020 14:56 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:

Márcia Lia no plenário JK (imagem de arquivo)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2020/fg249246.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Márcia Lia apresentou projeto de lei que proíbe a negativação dos nomes dos consumidores enquanto estiver em vigor o decreto que estabelece estado de calamidade pública no Estado de São Paulo. O PL 364/2020 foi protocolado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) esta semana.

"Muitas famílias estão sem renda, muitos pais e mães de família estão sem trabalho, e não estão conseguindo honrar com suas contas, dando prioridade ao básico. Acreditamos que esse não é o momento de tornar a vida do cidadão mais difícil e com mais restrições", explicou a deputada.

O PL diz que os órgãos privados de proteção ao crédito estão proibidos de inserir em seus bancos de dados os nomes dos consumidores paulistas enquanto estiver em vigor o estado de calamidade pública em São Paulo, definido pelo decreto 64.879/2020.

As dívidas adquiridas neste momento, no entanto, poderão ser executadas durante a pandemia, assim como as dívidas já existentes e que estejam em processo judicial ou administrativo.

"Nosso objetivo é resguardar os consumidores durante o período de isolamento para combater a pandemia provocada pelo novo coronavírus, que provocou desemprego, corte de provimentos e desocupação. Precisamos preservar o cidadão e suas condições de vida", reforçou Márcia Lia.


alesp