Carga tributária prejudica empresários da vitivinicultura


28/09/2017 15:01 | Da assessoria do deputado Roberto Morais

Compartilhar:

Roberto Morais (ao centro)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209501.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O impacto da carga tributária no setor de bebidas e alimentos tem gerado drásticas consequências. Sem conseguir lidar com os impostos estaduais e federais, muitos produtores e empresários do setor fecharam as portas. O alerta foi levantado na primeira reunião de trabalho da Frente Parlamentar de Apoio à Vitivinicultura, realizada na terça-feira (26/9), na Alesp. Convocada pelo deputado Roberto Morais, coordenador da frente, a reunião discutiu os desafios da vitivinicultura no Estado.

A Associação Brasileira dos Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas (Abba) perdeu 50% dos associados no último ano. A informação é da presidente executiva da associação, Raquel de Almeida Salgado. "Temos dois grandes problemas: o aumento do IPI e de sua sistemática, que acarretou em uma alta de até 700% nos produtos, e o ICMS e a substituição tributária (ST)", relatou Raquel.

Raquel acredita na atuação do órgão em busca de soluções para o setor. "Com a força que tem, a frente pode fazer nosso apelo chegar ao governo do Estado e pedir para que estudemos a possibilidade de acabar com a ST. Há Estados que perceberam o dano que ela causa e já acabaram com a substituição tributária", afirmou.

alesp