Grupo PDO recorre à Justiça para barrar PL do Ajuste Fiscal

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
28/09/2020 15:18 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Tenente Coimbra

Compartilhar:

Tenente Coimbra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2020/fg255183.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O grupo Parlamentares em Defesa do Orçamento (PDO) protocolou, na última sexta-feira, um mandado de segurança para barrar o PL 529/2020, que, sob a justificativa de estabelecer medidas voltadas ao ajuste fiscal e ao equilíbrio das contas públicas, foi colocado para apreciação à revelia do devido processo legislativo e dos direitos constitucionalmente estabelecidos aos representantes políticos.

Os parlamentares requereram urgência, através de pedido de liminar, porque entendem que a tramitação encontra-se viciada com flagrante ingerência visualizada na condução da apreciação da proposta legislativa em análise, vislumbrando não só a escolha de relator especial, como também, a apresentação do relatório no mesmo dia em que se deu sua designação, tendo inclusive, emitido parecer contrário às mais de 620 emendas apresentadas pelos deputados.

O PL 529, que envolve mudanças radicais para o Estado e, por consequência, para o cidadão, estabelece um pacote de medidas sem qualquer instrução por estudos técnicos e impactos econômicos. "Não foi possível fazer um debate técnico e amplo, o que compromete a capacidade dos parlamentares analisarem o projeto com a profundidade que ele merece. Essa pressa não trará nenhum benefício para a população, pelo contrário, prejudica o processo democrático", afirma o deputado Tenente Coimbra.

O pedido foi protocolado pelos deputados Tenente Coimbra; Sargento Neri; Adriana Borgo; Letícia Aguiar; Conte Lopes; Edna Macedo, Danilo Balas; Marcio Nakashima; Ed Thomas e Coronel Telhada.


alesp