CPI das Quarteirizações recebe responsável por negociação para compra de respiradores da China


28/10/2020 12:06 | Comissão Parlamentar de Inquérito | Leonardo Ferreira - Foto : Reprodução TV Alesp

Compartilhar:

CPI - Quarteirizações em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2020/fg256879.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Analice Fernandes preside a CPI - Quarteirizações em ambiente virtual <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2020/fg256880.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Basile George Pantazis<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2020/fg256881.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Janaina Paschoal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2020/fg256882.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sergio Victor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2020/fg256887.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> CPI - Quarteirizações em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2020/fg256883.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> CPI - Quarteirizações em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2020/fg256884.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> CPI - Quarteirizações em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2020/fg256885.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> CPI - Quarteirizações em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2020/fg256886.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Parlamentares que constituem a CPI das Quarteirizações, responsável por investigar irregularidades em contratos firmados pelo Governo do Estado de São Paulo, receberam em ambiente virtual nesta quarta-feira (28/10) o empresário Basile George Pantazis, para prestar informações pertinentes ao objeto da CPI. O encontro foi presidido pela deputada Analice Fernandes (PSDB).

Basile Pantazis é intermediário das compras de respiradores mecânicos hospitalares entre o Brasil e a China. Segundo ele, o processo de aquisição "foi uma verdadeira guerra, com o mundo inteiro buscando a compra, ocorreu um leilão por respiradores. Máquinas que se encontravam a caminho de São Paulo, já estavam recebendo propostas de compra por 15 mil dólares a mais", relatou.

O empresário comentou ainda que a China estava vendendo os respiradores apenas com pagamento adiantado de 50% do valor da mercadoria. Apesar disso, enalteceu o êxito nas negociações: "nós conseguimos reduzir o pagamento inicial de 50% para 30%", lembrou.

A deputada Janaina Paschoal (PSL) indagou em relação à informalidade do processo de contratação "num momento em que comerciantes abusaram dos preços", e questionou o fato da negociação de grandes valores não ter sido feita com o secretário de Saúde do Estado.

Em resposta à deputada, Basile Pantazis ressaltou a necessidade da urgência da compra, antes que a mercadoria se esgotasse "se não nem pagando vamos ter", alertou.

A deputada Analice Fernandes (PSDB) comemorou que devido a ações tomadas "aqui em São Paulo nós não tivemos pessoas morrendo por falta de atendimento", mas salientou a necessidade de fiscalizar o dinheiro público e buscar métodos para mitigar a corrupção.

Na visão da parlamentar, os esclarecimentos prestados pelo empresário contribuem positivamente à CPI e agradeceu ainda "pela interlocução para que pudéssemos ter os respiradores, num momento delicado e de exceção", declarou.

Além dos já citados anteriormente, participaram da reunião os deputados José Américo, Sergio Victor e Thiago Auricchio.

alesp