Homenagens aos funcionários públicos marcam sessão desta quarta-feira na Alesp


28/10/2020 17:15 | Plenário | Mauricia Figueira - Foto: Sergio Galdino

Compartilhar:

Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2020/fg256925.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2020/fg256926.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2020/fg256927.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2020/fg256928.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2020/fg256929.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2020/fg256930.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Dia do Funcionário Público foi lembrado pelos deputados na tribuna da Assembleia Legislativa na tarde desta quarta-feira (28/10). A data se refere à criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, de 28 de outubro de 1936, e à publicação de decreto-lei sobre direitos e deveres dos servidores públicos, em 1939.

As homenagens começaram com o deputado Coronel Nishikawa (PSL). "Sem funcionário público o Estado não roda. Por mais que falem mal do funcionário público, são eles que carregam o Estado nas costas. O governador passa. Vem um, vai outro. Mas o funcionário público fica", comentou. Nishikawa ressaltou o trabalho feito pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar. "Quando acontece um acidente, seja lá com quem for, o bombeiro está lá para socorrer", observou o parlamentar.

Carlos Giannazi (PSOL) afirmou que "os servidores públicos no Brasil são responsáveis pela materialização das políticas públicas e sociais do Estado brasileiro". O parlamentar comentou que os funcionários públicos "são os responsáveis pela efetivação do Estado Democrático de Direito do Brasil, pelos direitos consagrados na Constituição Federal". Giannazi lembrou também legislações recentes relativas ao funcionalismo. "Não posso deixar de registrar a Lei Complementar 173, que Bolsonaro aprovou no Congresso Nacional, que congelou a evolução funcional, os reajustes, a reposição das perdas inflacionárias para todos os servidores. A PEC 32, em tramitação no Congresso Nacional, ataca selvagemente os serviços públicos do Brasil". Para Giannazi, a data "é um dia de luta".

O deputado Carlos Cezar (PSB) parabenizou os servidores públicos de todo o país e destacou os servidores da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), entidade que existe desde 1977 e teve a extinção autorizada pela Lei 17.293/2020. "Estive reunido com Alexandre Baldy, secretário dos Transportes Metropolitanos. Ele me pediu que tranquilizasse esses funcionários, pois a Alesp autorizou o estudo, mas ainda não há nada definitivo, ele não acredita que nos próximos anos isso aconteça efetivamente", comentou Carlos Cezar.

Em seguida, o deputado Coronel Telhada (Progressistas) também homenageou os servidores. "Hoje é Dia do Servidor Público. Essa Assembleia Legislativa tem tratado muito mal os servidores públicos, mas um abraço a todos os servidores públicos do Estado e do Brasil pela missão que exercem", afirmou.


alesp