História da aviação de Ribeirão Preto


29/04/2019 12:16 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Léo Oliveira

Compartilhar:

Léo Oliveira (à dir.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg233324.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Antônio Marincek é o pioneiro da aviação em Ribeirão Preto. Junto com a esposa e os filhos, formaram a primeira "família voadora" do mundo. Todo sucesso chegou a chamar a atenção até do ex-presidente Getúlio Vargas, que cedeu um avião a Marincek para poder formar novos pilotos no primeiro aeroclube da cidade, fundado em 1939.

A fim de preservar essa história, o neto de Antônio Marincek, Tim Marincek, procurou o deputado Léo Oliveira para perpetuar o nome do grande aviador. "Essa memória não pode cair no esquecimento. Uma forma que buscaremos é denominar o terminal de passageiros do aeroporto de Antônio Marincek. Afinal de contas, a população deve conhecer o passado, as personalidades e a cultura do nosso município", explicou o deputado.

O projeto de lei tramitará na Assembleia Legislativa. Também será estudada pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) a implantação de um memorial no aeroporto contando a história da família voadora. "Tenho grande orgulho de tudo que meu avô fez pela aviação ribeirão-pretana e só tenho a agradecer ao deputado Léo Oliveira pela sensibilidade de reconhecer a história e atuar para preservá-la", exaltou Tim Marincek.


alesp