Proposta de distribuição de gás ou vale-gás para famílias vulneráveis

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
29/04/2020 15:32 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:

Márcia Lia no plenário JK<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2020/fg248687.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Márcia Lia apresentou projeto de lei que autoriza ao Governo do Estado de São Paulo comprar e distribuir gás de cozinha para as famílias em situação de vulnerabilidade social, durante o estado de calamidade pública. A intenção é oferecer mais um tipo de assistência nesse período em que muitos trabalhadores e trabalhadoras perderam seus empregos ou estão afastados das funções devido ao isolamento social.

De acordo com o PL, o Estado teria autorização para adquirir e distribuir gratuitamente botijões de gás de cozinha ou vale-gás de cozinha para as famílias mais carentes, cadastradas no Bolsa Família e em outros programas sociais, enquanto perdurar o estado de calamidade pública por conta do Covid-19.

Pela proposta, o Poder Executivo poderá definir os limites, a forma e as condições para a distribuição dos botijões de gás ou vale-gás em valor equivalente à recarga mensal de um botijão de gás, com disposições orçamentárias próprias.

"Esse projeto é mais uma ferramenta para dotar o Estado de recursos legais, de forma rápida e eficaz, para atender às necessidades urgentes da população durante o tempo de pandemia, em que vemos a redução real de renda da população. Essa e outras medidas visam diminuir os impactos desse momento, especialmente entre as famílias e comunidades mais vulneráveis", fala a deputada Márcia Lia.


alesp