Opinião - Vamos celebrar a Semana Estadual do Meio Ambiente


29/05/2017 17:12 | Itamar Borges*

Compartilhar:


A preservação do meio ambiente é responsabilidade de todo cidadão e como político, não poderia deixar de trabalhar e apoiar ações neste sentido. Foi por isso que propus a criação da Lei 15.781/2015, que institui a Semana Estadual do Meio Ambiente, comemorada entre os dias 1 e 7 de junho.

A Lei tem como objetivo conscientizar a população e fomentar o debate sobre a importância dos temas ambientais, em especial a preservação dos recursos naturais.

Minha intenção foi propiciar um espaço para que prefeituras, escolas, faculdades e iniciativa privada pudessem realizar campanhas educativas, palestras, documentários e eventos em geral sobre o tema. Para juntos pensarmos o futuro do nosso planeta.

A educação ambiental é fundamental para que nossas crianças tenham consciência da importância do meio ambiente. Por isso, a realização de atividades e ações concretas nas escolas, com a inclusão de toda a comunidade nas atividades, é tão importante.

Enquanto prefeito de Santa Fé do Sul, instituí a Semana do Meio Ambiente no município. Uma iniciativa que rendeu diversos prêmios no programa Município VerdeAzul, do Governo do Estado, e que rende frutos até hoje.

Entre as ações, destaca-se o Sonho de Natal, que se tornou referência no município e em toda a região. Hoje existe uma equipe permanente, ligada ao Fundo de Solidariedade, para planejar as ações do Projeto.

O Sonho de Natal envolve toda a sociedade. Começa com a arrecadação de garrafas PET, feita pelas escolas municipais, estadual, particulares, Faculdade e APAE.

Ao longo do ano, mais de dois milhões de garrafas arrecadadas transformam-se em flores, bolas, velas, anjos, árvores de natal, bonecos de neve, guirlandas, entre outros ornamentos. Os enfeites ecológicos se juntam a trenós, renas e papais noeis instalados em ruas, avenidas e praças da cidade durante o período natalino.

Com o crescimento do projeto, Santa Fé do Sul passou a receber turistas de toda a região e de outros Estados, como Mato Grosso e Minas Gerais, movimentando a economia, gerando emprego e renda para a população.

Tudo isso com um projeto ecológico, de baixo custo, que incentiva a conscientização e preservação ambiental e o reaproveitamento de produtos recicláveis.

A semana Estadual do Meio ambiente tem este objetivo. Personalizar as questões ambientais e possibilitar que cada criança, cada cidadão, perceba sua responsabilidade, mas também o poder de se tornar um agente para a mudança, apoiando uma forma de desenvolvimento mais sustentável.



(*) Itamar Borges é deputado pelo PMDB

alesp