Projeto propõe gratuidade para segunda vida do bilhete BOM


29/06/2015 10:37 | Da assessoria do deputado José Américo

Compartilhar:

José Américo propõe gratuidade em 2ª via<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg172468.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

José Américo Dias (PT) protocolou projeto de lei que propõe a gratuidade na emissão da segunda via do Bilhete Ônibus metropolitano (BOM). A proposta prevê o fim da cobrança em caso de roubo, furto ou perda em todas as modalidades do BOM, utilizados na região metropolitana e na capital.

Os usuários do cartão BOM pagam, atualmente, diferentes valores para a segunda via do bilhete. Os estudantes pagam R$ 12,50 para emissão da segunda e os trabalhadores R$ 25,00. Só é aceito pagamento em dinheiro para a segunda via do cartão.

O projeto apresentado pelo deputado estabelece que os custos para emissão da segunda via serão bancados pela inserção de uma mensagem publicitária no próprio cartão, evitando assim perda de eventual receita no sistema de transporte metropolitano.

"Existe uma penalização dos usuários que bancam a segunda via do cartão. Precisamos buscar alternativas, como a possibilidade de explorarmos comercialmente um espaço publicitário no cartão em troca dos custos para emissão e entrega do novo bilhete", afirmou José Américo.

Dados da CPTM, Metrô e EMTU contabilizam mais de 5,5 milhões de cartões emitidos para usuários da capital e região metropolitana de São Paulo.

joseamerico@al.sp.gov.br

alesp