Quadros e esculturas são expostos até o fim da semana


29/10/2018 18:00 | Exposição | Da Redação - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Exposição Newton Santanna <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2018/fg226979.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição Newton Santanna <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2018/fg226980.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição Linhas Vivas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2018/fg226981.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição Linhas Vivas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2018/fg226982.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Encerrando o mês de outubro, a Alesp apresenta ao público duas mostras. A exposição Linhas Vivas, da artista plástica paulistana Valéria Alonso, traz a arte de forma inusitada, dando vida e tridimensionalidade às linhas e ao bordado. Ela conta que o bordado, a pintura e a arte fizeram parte de sua infância.

Inspirada em fotografias e desenhos de moda, o objetivo de Valéria é explorar e expandir os quadros, transmitindo a feminilidade e a diversidade de cores e o movimento das linhas. "Acredito que a linha pode ganhar vida e tridimensionalidade, e não ficar presa a um suporte", diz.

A artista leva duas semanas para a elaborar cada um dos quadros, todos feitos à mão. Além da linha, são utilizados tecidos e papel com diferentes tons e formas. A mostra é composta por 21 quadros, e dois deles trazem memórias afetivas de familiares relacionadas à costura. A iniciativa é do deputado Davi Zaia (PPS).



Atelier Newton Santanna

Também pode ser conferida na Alesp a exposição do professor e escultor Newton Santanna, que traz 37 esculturas de seus alunos. Ele explica como as ideias são trabalhadas em seu atelier. "Eu faço provocações, questiono coisas que os alunos estão querendo buscar e pergunto sobre os artistas por que se interessam. A partir daí, começa um processo mais pessoal."

O artista também explica a escolha dos materiais, que variam entre bronze, argila, gesso e mármore: "Cada obra tem um material específico. Uma peça que é em mármore não funciona em resina ou em gesso. A ideia do material vem sempre junto com a da peça".

Formado em engenharia, Newton começou seus estudos da arte em 1997. A partir de 2002, lecionou no Kislansky Atelier de Escultura, e em 2007 abriu seu próprio atelier, em São Paulo.

A jornalista Ciça Callegari é uma das alunas expositoras. Sobre sua obra Contraponto, que são suas cabeças de argila apoiadas no chão - uma sobre papelões e outra sobre um travesseiro -, ela explica: "Costumo fazer só as cabeças e todas elas saem de um universo que eu desconheço. Na hora de fazer a argila é que surge o personagem. São pessoas do meu universo, com quem talvez já tenha esbarrado em algum dia, em algum lugar", conta.

A escultora fala sobre como o barro ajuda na hora de fazer as obras. "A maioria das esculturas é modelada no barro, e depois vem o processo de fazer o molde. O barro é um elemento mágico, que leva as mãos da gente a formar algo que está em um universo desconhecido."

A entrada para as exposições é livre e a visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.



Exposição Linhas Vivas

Artista: Valéria Alonso

Período: até o dia 1º/11

Local: Espaço Vilas Boas

Exposição Atelier Newton Santanna

Período: até o dia 1º/11

Local: Espaço V Centenário

Entrada gratuita

Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Palácio 9 de Julho - Alesp

Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera

Informações: (11) 3886-6610


alesp