Opinião - A importância do municipalismo


29/11/2018 19:21 | Opinião | Welson Gasparini

Compartilhar:


O futuro governador de São Paulo João Doria, preparando-se para assumir esse cargo no próximo dia 1º de janeiro, anunciou durante entrevista o propósito de criar a Secretaria do Interior, visando a dar mais atenção aos municípios. Só posso, evidentemente, parabenizá-lo por tal iniciativa: vamos ter, efetivamente, um governador que entende a importância do movimento municipalista. Ele tem afirmado, reiteradamente, o propósito de prestigiar os municípios, por meio de convênios específicos, fortalecendo a própria ação do estado. Disso, não tenho dúvidas, São Paulo e a União precisam: a soma de forças e de esforços em prol de um bem maior que é melhorar a qualidade de vida da família paulista e brasileira. Não importam, no caso, partidos ou convicções ideológicas, mas sim o bem-estar de São Paulo e do Brasil.

Essa soma de esforços do governador eleito João Doria com os prefeitos do estado de São Paulo, por meio dessa secretaria por ele pretendida, dará maior protagonismo aos municípios. Eu gostaria de sugerir ao nosso futuro governador que, ao criar essa secretaria, a instale em uma cidade do interior do estado de São Paulo: inclusive tomo a liberdade de sugerir-lhe sua instalação na cidade de Ribeirão Preto onde, acredito, será recebida com muito carinho para o atendimento a todos os prefeitos paulistas no encaminhamento das suas legítimas reivindicações.

Parabenizo o governador eleito pela ideia de criar a Secretaria do Interior. Escrevo isto com emoção porque sempre fui municipalista. Fui, afinal, quatro vezes prefeito da cidade de Ribeirão Preto e presidi durante sete anos " durante três mandatos " a Associação Brasileira de Municípios, congregando os municípios de todo o Brasil. Portanto, como municipalista, estou convicto: pela descentralização administrativa " também anunciada pelo presidente eleito Jair Messias Bolsonaro ", dando mais recursos e maiores atribuições aos prefeitos municipais, em uma conexão com os governos estaduais e com o governo federal, será possível alcançarmos resultados mais positivos em todas as áreas.

Outro fato positivo, também anunciado por Doria " atendendo, inclusive, reivindicação formulada por mim e pelo vereador Mauricio Gasparini: a futura instalação em Ribeirão Preto de uma unidade do Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar, com 300 policiais, como um braço do Departamento de Investigações Criminais, o Deic. Isso é importante porque a área da segurança pública está deixando muito a desejar exigindo, assim, uma ação muito oportuna do futuro Governo do Estado de São Paulo, dando atenção e prioridade a esse problema de tão graves consequências.

Gostaria de sugerir, ainda, ao futuro governador, maior atenção às medidas preventivas para garantir a saúde dos paulistas, entre tais priorizando o saneamento básico ainda ausente em muitas cidades do nosso estado. Também solicito o seu apoio a uma campanha conjunta " envolvendo as secretarias da Educação e da Saúde " contra o consumo de cigarros, orientando principalmente a juventude para os riscos representados pelo vício de fumar.

Welson Gasparini é deputado pelo PSDB e ex-prefeito de Ribeirão Preto

alesp