Prêmio Zumbi dos Palmares celebra 16ª edição


29/11/2018 15:22 | Evento | Inês Jordana - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Prêmio Zumbi dos Palmares<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2018/fg228053.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2018/fg228054.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Anderson Borba e José Aparecido<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2018/fg228055.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Kátia Trindade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2018/fg228056.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Anderson Borba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2018/fg228057.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leci Brandão, Lúcia Adão e Ana Portela<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2018/fg228058.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vereadora Analice, Eliana Dias e Leci Brandão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2018/fg228059.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Prêmio Zumbi dos Palmares	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2018/fg228060.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2018/fg228061.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O auditório Teotônio Vilela da Alesp recebeu na última terça-feira (29/11) líderes e homenageados do Prêmio Zumbi dos Palmares, em sua 16ª edição. A homenagem, oferecida pelo SOS Racismo da Alesp, destaca pessoas que atuam no apoio à comunidade afrodescendente, na luta a favor de seus direitos.

Nessa edição, a premiação teve como principal homenageada Tereza Benguela, mais conhecida como a "Rainha Tereza" - uma mulher que se tornou símbolo de liderança e força na luta pela liberdade.

Compondo a mesa, o evento teve o apoio da deputada Leci Brandão (PCdoB), que parabenizou a iniciativa de promover eventos que trazem visibilidade ao povo negro. "É muito bom ter a oportunidade de ver nesse espaço pessoas da comunidade e de todos os segmentos, que cumpriram o seu dever tendo responsabilidade e compromisso com o povo", disse.

Eliane Dias, presidente do SOS Racismo, contou que a premiação tem como objetivo dar voz à raça negra e falou sobre a situação ainda atual no Brasil, em que negros são negligenciados por sua cor de pele. "Estamos orientando nossos jovens para juntos mudarmos essa história de desrespeito ao povo negro", disse.

A vereadora homenageada Ana Nice abordou a importância que o ensino escolar tem na construção de uma sociedade igualitária, incluindo a Lei 10.639/2003, que obriga a rede de ensino a tratar do tema história e cultura afro-brasileira e africana. "A transformação depende da participação de negros e não negros. Precisamos avançar não apenas na legislação, mas nas mudanças comportamentais e culturais", falou.

O evento homenageou 14 convidados, dando visibilidade às mulheres negras que anteciparam a luta pela liberdade e igualdade dessa comunidade.

Além dos citados, estiveram presentes o deputado Teonilio Barba (PT), o vereador José Aparecido, o advogado Anderson Borba, Tânia Portela, Kátia Trindade e Luci Adão.

Tereza Benguela

Mulher negra, líder e lutadora pela liberdade, a rainha Tereza é a figura que representa o Dia Internacional da Mulher Afro-Latino Americana, comemorado em 25 de julho. Liderou o quilombo de Quariterê durante o século 18 e destacou-se pela criação de um sistema que trabalhava na defesa de mulheres. Em 1994, um samba-enredo da escola carioca Unidos da Viradouro também homenageou e relembrou sua história.

SOS Racismo

A Alesp conta com os serviços do SOS Racismo, que garante atendimento às vítimas de discriminação, preconceito, intolerância racial e cultural.

Para entrar em contato com a assistência, é necessário registrar endereço e telefone das pessoas que presenciaram o caso. O boletim de ocorrência também deve ser feito antes que as vítimas se dirijam ao atendimento.

O serviço está localizado na sede da Alesp, na sala 3002 (3º andar), e também pode ser acessado por meio do disque-denúncia: 0800-773-3886.


alesp