Proposta proíbe consumo de bebidas alcoólicas em postos de gasolina


29/11/2018 15:23 | Projeto aprovado | Natacha Jones - Fotos: José Teixeira Nascimento

Compartilhar:

Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2018/fg228100.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Projeto aprovado nesta quarta-feria (28/11), na Alesp, proíbe a ingestão de bebidas alcoólicas na área de abastecimento em postos de gasolina.

Para o autor do Projeto de Lei 215/2018, deputado Wellington Moura (PRB), a iniciativa deverá trazer benefícios para a população. "Consideramos que a bebida consumida em postos de gasolina estimula brigas, rachas e os pancadões, que acontecem em alguns destes estabelecimentos, principalmente nas periferias. Essa medida trará mais segurança à população", afirmou.

Uma emenda que altera o projeto foi aprovada e permite o consumo de bebida alcoólica em áreas restritas dos postos de gasolina e que fiquem fora do pátio de abastecimento. O deputado Jorge Caruso (MDB) justificou a alteração dizendo que há postos que possuem áreas de lazer, restaurantes, quiosques e lojas de conveniência. "A emenda visa, justamente, garantir que as pessoas possam ingerir álcool, mas apenas dentro desses estabelecimentos", disse.

Nos locais onde a proibição está prevista deverão ser afixados cartazes sobre a norma.

Caso haja infratores, os donos dos estabelecimentos ficarão responsáveis em advertir sobre a Lei. Em caso de persistência, a força policial poderá ser usada para retirar os transgressores.

Aprovada em Plenário, a iniciativa aguarda agora sanção do governador Márcio França.

alesp