Ato solene comemora 72 anos da criação de Israel


29/11/2019 07:23 | Solene | Karina Freitas - Fotos: Sergio Galdino

Compartilhar:

Castelo Branco, Victor Nigri, Rabino Dor Leon Attar e Rabino Rav Sany<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244799.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Castelo Branco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244801.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Consul  Alon Lavi <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244802.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Daniel Leon Bialski <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244803.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Kignel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244804.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244805.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244806.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O evento realizado no auditório Franco Montoro na quinta-feira (28/11), marcou a assinatura da declaração da ONU que criou o estado judeu. O marco histórico contou com o apoio do Brasil. O até então político e diplomata brasileiro Osvaldo Aranha foi quem presidiu a Assembleia Geral das Nações Unidas na época.

Daniel Leon Bialski é presidente da Hebraica de São Paulo e lembrou o momento simbólico. "Foi com a interferência maravilhosa do então representante do Brasil, que se conseguiu essa conquista que deve sempre ser lembrada", declarou.

O presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Luiz Kignel, também falou da ligação entre Brasil e Israel. "Uma das maiores comunidades judaicas do mundo está em São Paulo, é uma comunidade muito ligada com o Brasil". Ele citou ainda a atuação de pessoas da comunidade que representou, junto aos demais brasileiros, o país na Segunda Guerra Mundial.

O evento foi uma inciativa do deputado Castello Branco (PSL). Para o parlamentar, a Assembleia tem a obrigação de lembrar essa data. "É um momento histórico extremamente importante", afirmou.

Também estiveram presentes o deputado Paulo Fiorilo (PT) e o cônsul-geral de Israel, Alon Lavi.


alesp