Malha férrea de São José do Rio Preto será retirada do perímetro urbano


29/11/2019 08:15 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do Sebastião Santos

Compartilhar:

Sebastião Santos em Brasília<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244811.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em sessão realizada na quarta-feira (27/11), o Tribunal de Contas da União (TCU), aprovou a renovação antecipada da concessão ferroviária da Malha Paulista à concessionária Rumo, tornando possível a execução da retirada da linha férrea do perímetro urbano de São José do Rio Preto e região.

"Essa decisão vem ao encontro do nosso trabalho desde 2013, para retirada da linha férrea e desvio para áreas distantes da cidade. Estivemos diversas vezes em Brasília para cobrar providências urgentes a esse desvio. Estaremos acompanhando e trabalhando para que essa realidade seja alcançada o mais breve possível", comentou o deputado Sebastião Santos (Republicanos) após saber da decisão do TCU.

No dia 19/10/2016, após protocolar requerimento sobre a retirada dos trilhos da ferrovia no perímetro urbano de São José do Rio Preto, Mirassol, Cedral e Bady Bassitt, na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Brasília, o parlamentar foi recebido pelo então diretor de Infraestrutura Ferroviária do DNIT, Charles Magno, além do então coordenador-geral de Obras Ferroviárias, Marcelo Chagas e o assessor técnico, Adelivio Peixoto.

Durante a audiência foi aprovado um contorno que passará por trás do munícipio de Bady Bassitt, desse modo será retirado o percurso de dentro da área urbana e redirecionado por uma nova variante a uma área rural desapropriada.


alesp