Dentistas lutam há 10 anos por reconhecimento à carreira no Estado

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
30/03/2023 12:50 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Luiz Claudio Marcolino

Compartilhar:

Deputado Luiz Claudio Marcolino<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg297501.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Luiz Claudio Marcolino<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg297502.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Deputado Luiz Claudio Marcolino critica manobra governista para evitar votação para derrubada de vetos aos projetos que beneficiam autistas e cirurgiões-dentistas

Na 1ª Sessão Plenária de 2023 da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, realizada na terça-feira (28/03), o deputado Luiz Claudio Marcolino (PT) criticou a manobra da bancada governista que obstruiu a pauta, utilizando todo o tempo com discursos sem relevância para a extrema importância dos projetos que deveriam ser votados para beneficiar cirurgiões-dentistas e autistas.

O veto ao PL 665/2020 foi colocado em prioridade de votação e a oposição indicou pela derrubada dele ao projeto. A proposta prevê o fim do prazo de validade para os laudos médicos periciais às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

"As bancadas do PT, PcdoB e PSOL não irão utilizar o tempo para discutir o projeto e encaminhamos o voto pela derrubada do veto porque os autistas e suas famílias precisam que essa lei seja aprovada", afirmou em plenário o deputado Luiz Claudio Marcolino, líder em exercício da Federação Brasil da Esperança (PT e PCdoB).

No entanto, a base do governador Tarcísio, não teve o mesmo entendimento. Um a um os deputados usavam a tribuna para até esgotar o tempo regimental e a matéria não ser votada. Isso também impediu que o PLC 34/2018 fosse deliberado. Esse projeto prevê incluir na classe médica os cirurgiões dentistas.

"Durante a sessão, solicitei ao presidente da Alesp, André do Prado, a convocação de uma segunda reunião extraordinária para ser possível a votação desses projetos. Mas ele não atendeu a esse pedido e nada foi votado", lamentou Marcolino. Para o deputado, apesar das tentativas de culpar o PT pelo problema, ficou claro e a população entendeu que foram os deputados aliados do governador Tarcísio que não quiseram votar. Logo no início da abertura da reunião extraordinária, Marcolino anunciou a decisão da oposição em ser favorável à derrubada dos vetos a essas proposituras, porque os deputados do PT, PCdoB, PSOL, PSB e Rede analisaram os projetos e compreenderam que eles são fundamentais para os autistas e para a classe dos cirurgiões-dentistas do Estado de São Paulo. Esses projetos ainda retornarão para serem deliberados em plenário.


alesp