Segurança na região central de SP e ataque em escola são temas abordados por deputado na Alesp

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
30/03/2023 12:55 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Luiz Claudio Marcolino

Compartilhar:

Deputado Luiz Claudio Marcolino<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg297503.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Dois temas relacionados à segurança pública pautaram as falas do deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT) durante a Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na segunda-feira (27/03). Ele falou sobre o aumento das ocorrências de furtos e roubos de celulares na região central de São Paulo e, como líder em exercício da Federação Brasil da Esperança (PT , PCdoB e PV), manifestou solidariedade às vítimas do ataque à faca e à toda a comunidade da escola estadual Thomazia Montoro, que resultou na morte de uma professora.

Logo pela manhã, as primeiras notícias sobre o ataque de um estudante de 13 anos contra três professores e um outro aluno da unidade, que fica na Vila Sônia, Zona Oeste da Capital, chocou o povo paulista e todo o Brasil. "É com profundo pesar a toda a comunidade escolar da EE Thomazia Montoro que a Federação Brasil da esperança, na Assembleia Legislativa de São Paulo lamenta a morte da professora Elisabeth Tenreiro e se solidariza com as outras vítimas feridas pelo ataque à faca desferidos por um aluno da escola" diz a nota apresentada na tribuna da Alesp pelo deputado Marcolino.

Os deputados da federação também ressaltaram o aumento da incidência de casos de violência nas escolas públicas estaduais nos últimos anos, o que corrobora com os estudos que apontam o aumento de distúrbios em saúde mental entre adolescentes " alicerçado pela cultura do ódio e discurso de intolerância, difundido e ou minimizado e naturalizado nas redes sociais.

Para os parlamentares, não adianta apenas estratégias tecnológicas em sala de aula enquanto o convívio humanizado é relegado pelo governo do Estado. "É preciso lembrar que o governo de São Paulo vetou projeto de lei que instituía um grupo multidisciplinar de mediação de conflitos em cada unidade escolar. A Federação vai, inclusive, questionar a secretaria estadual de Educação sobre os programas desenvolvidos pela atual gestão na área de atendimento psicossocial e emocional nas escolas", disse Marcolino, conforme a nota.

REGIÃO CENTRAL DE SP

O aumento da incidência de furtos e roubos de celulares na região central de São Paulo que foi destaque em reportagem do Fantástico no domingo (26/03) foi abordado pelo deputado na tribuna da Alesp. No sábado (25/03), o deputado quase sofreu um roubo nessa área e conversou com diversos comerciantes sobre o problema, que ele denuncia há muitos anos e cobra solução das autoridades.

Os dados divulgados pela imprensa são de estudo feito pelo portal G1, que identificou 202 mil ocorrências de furto ou roubo de celular em 2022. Um aumento, de 12,7% em relação a 2021, quando foram registradas 179 mil ocorrências.


alesp