Lançada associação para o combate do racismo na advocacia


30/08/2019 11:22 | Evento | Karina Freitas - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Mesa do evento	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238998.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg239019.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg239020.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Posse da Nova Diretoria da Associação Nacional dos Advogados Negros<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg239021.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg239022.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg239023.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Posse da Nova Diretoria da Associação Nacional dos Advogados Negros	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg239024.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg239025.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Criada pelo advogado Estevão André Silva, a Associação de Advocacia Negra surgiu por conta das dificuldades que os advogados negros têm enfrentado no mercado de trabalho. O lançamento aconteceu na noite de quinta-feira (29/8), no auditório Franco Montoro.

Para o presidente da Subseção OAB de Santana, Peter Souza, a iniciativa é extremamente necessária. "O único advogado negro que assumiu a seccional da OAB foi Benedito Galvão em 1941, e de forma interina". Ele disse ainda que menos de 1% dos escritórios de advocacia do Brasil tem em sua composição advogadas e advogados negros.

A deputada Monica da Bancada Ativista (PSOL) foi quem propôs o evento. Para ela, o trabalho do grupo vai além de atuar contra causas racistas. "É também para se auxiliarem numa questão solidária de curadoria, no cuidado com a carreira para a expansão. Quanto mais advogados negros tiverem, mais chance teremos de conseguir uma justiça de fato justa, igualitária e que pratique de verdade o bem para todos".

Segundo a socióloga Vilma Reis, dos 18 mil juízes do país, apenas 2,3% são negros. "É este o quadro e é assim que a população negra é vista dentro da justiça criminal. Quase que exclusivamente todos são clientes do sistema e não os agentes públicos de transformação do mesmo", disse.

O evento teve o apoio da Bancada Ativista (PSOL) e do deputado Carlos Giannazi (PSOL).

alesp