Deputada cobra contratação de policiais civis


31/03/2020 15:52 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:

Márcia Lia no plenário JK<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2020/fg248184.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Márcia Lia está cobrando do governo do Estado a contratação de policiais civis. Segundo o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp), no dia 29/2, havia um déficit de 13.050 profissionais na corporação.

A parlamentar apresentou requerimento de informação ao secretário de Estado de Segurança Pública, Coronel João Camilo Pires de Campos, solicitando prazos para a reposição dos profissionais e dados específicos das cidades de Araraquara, São Carlos, Rio Claro e São João da Boa Vista.

Os números do Sindpesp apontam um déficit de 191 policiais civis em Araraquara. O posto com a maior quantidade de vagas é o de investigador, com déficit de 75 servidores. Os cargos ficam vagos por exoneração, morte ou aposentadoria.

Em São Carlos, o déficit é de 150 profissionais, sendo 64 vagas para investigador. Em São João da Boa Vista há 137 postos vagos, dos quais 50 são para investigador.

Em Rio Claro, o número de vagas é de 52 profissionais dos quais, 28 são de agentes e 20 de investigadores.

"1.453 pessoas aprovadas em concurso para a Polícia Civil estão em treinamento na Academia, porém não sabemos quando serão efetivados. "Enquanto isso, o serviço está comprometido, os efetivos sobrecarregados e a população sem resposta para crimes de toda ordem", avaliou Márcia Lia.

A deputada ainda lembra a publicação em diário oficial de 18/2 dos nomes dos membros das comissões organizadoras de concursos para delegado, investigador, escrivão e médico legista, e quer saber a data prevista para lançamento do edital de abertura desses concursos.


alesp