Deputada assume cargo na Associação Nacional para Inclusão das Pessoas Autistas

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
31/03/2023 11:33 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria da deputada Solange Freitas

Compartilhar:

Deputada Solange Freitas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg297599.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Engajada na causa, a parlamentar participou do Simpósio Internacional de Inclusão em São Paulo

Na tarde da quinta-feira (30), a deputada Solange Freitas participou do II Simpósio Internacional de Inclusão no Ensino Superior: O Direito à Diferença, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), na capital. O encontro foi promovido pela Associação Nacional para Inclusão das Pessoas Autistas (ANIA/BR). Durante o evento a associação anunciou que a parlamentar é a nova coordenadora de assuntos legislativos da associação.

O simpósio é um evento acadêmico que reúne especialistas de universidades de diversos países e pessoas com deficiência em um debate atual, através de mesas redondas e palestras sobre o autismo e sua relação com a sociedade brasileira.

A parlamentar foi convidada pelo mediador Arthur Ataide, que possui o espectro de autismo. Eles se conheceram há quase seis anos quando Solange ainda atuava como jornalista de uma afiliada da rede Globo. A partir de então, o interesse pelo seu trabalho gerou a amizade e admiração pela causa. Solange aceitou com muita alegria debater assuntos tão importantes que são defendidos por ela. "Fiquei encantada quando entrevistei o Arthur, tanto é que comecei e terminei a reportagem no dia internacional de pessoas com deficiência com a entrevista dele. Quando Arthur entrou na faculdade de medicina, o pai dele me chamou pra conversar e então revelou o quanto foi importante aquela reportagem pra vida do filho. As pessoas desestimulavam o Arthur, enquanto naquele dia eu o motivei e dei força, e eu não imaginaria que minhas palavras o ajudariam tanto", disse.

Na quarta-feira (29), a deputada também celebrou a vitória na Assembleia Legislativa, da nova lei onde fica estabelecido que o laudo médico pericial que atesta o Transtorno no Espectro Autista passa a ter prazo de validade indeterminado. "Sempre quis dar voz as pessoas como jornalista e quando decidi vir pra política foi para lutar ainda mais pelos que precisam. Quando todos se juntam por uma mesma causa é muito mais fácil alcançar os objetivos. Vitória de todos a derrubada do veto do projeto, pois é muito ruim precisar renovar laudo pra comprovar que é autista", finaliza a deputada.


alesp