Deputado comemora publicação de edital do Trem Intercidades

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
31/03/2023 11:38 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Dirceu Dalben

Compartilhar:

Deputado Dirceu Dalben  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg297580.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um dos principais defensores da implantação do Trem Intercidades como meio de transporte de passageiros entre Campinas e São Paulo, o deputado estadual Dirceu Dalben comemorou a publicação, nesta sexta-feira (31), do edital para a construção do Trem Intercidades (TIC).

O documento traz as regras para as empresas interessadas em participar do leilão internacional. O valor estimado da obra é de R$ 12,8 bilhões e o prazo é de 240 dias para apresentação de propostas. A realização do leilão está marcada para 28 de novembro.

"Muito feliz em começar a sexta-feira com esta notícia! O Trem Intercidades vai auxiliar a reduzir a quantidade de veículos nas rodovias, a emissão de poluentes e facilitar o dia a dia da população das duas maiores regiões metropolitanas do nosso estado! Além disso, serão gerados mais de 10 mil empregos! Ao longo de toda a minha trajetória política, tenho defendido o uso das ferrovias para o transporte de passageiros. Seguimos acompanhando o passo a passo e trabalhando para a realização deste grandioso projeto que significará um importante salto em desenvolvimento e progresso para o nosso estado", falou Dalben.

O Trem Intercidades terá percurso total de 96 km, com duração de aproximadamente 1h de viagem entre São Paulo e Campinas. As passagens custarão em torno de R$ 64,00 e a expectativa é atender até 60 mil passageiros por dia.

Além do TIC, também serão ofertados outros dois serviços: a Linha 7 - Rubi, atualmente operada pela CPTM, que passará por uma revitalização das vias, operando entre a Barra Funda e Jundiaí; e o Trem Intermetropolitano (TIM), que seguirá do município de Jundiaí com paradas nas estações em Louveira, Vinhedo e Valinhos.


alesp