Projeto garante fone de ouvido a portadores de TEA

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
31/03/2023 12:47 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Enio Tatto

Compartilhar:

Deputado Enio Tatto <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg297579.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Enio Tatto (PT) protocolou seu o nono projeto de lei (PL) de atenção aos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), dos quais um é lei desde 2019. É o PL 374/2023, que trata do fornecimento de fone antirruído para pessoas com TEA.

"O fone antirruído deve ser indicado por profissional da saúde e tem a finalidade de auxiliar na qualidade de vida das pessoas portadores de TEA, para que estes não sejam submetidos a incômodos sensoriais devido sua sensibilidade auditiva", justifica Enio Tatto.

"Essa característica está presente na vida das crianças, adolescentes e até mesmo adultos. Essa condição, não significa escutar mais, mas sim, se incomodar com ruídos, sons e barulhos que ocasionam estresse e irritação", acrescenta.

Entre os projetos de lei já apresentados estão o que prevê censo de pessoas com TEA e de seus familiares; que cria o "Dia Estadual do Autismo" e o que garante transporte coletivo intermunicipal rodoviário gratuito às pessoas com TEA.

A lei aprovada é a de nº 17.158/2019, que institui a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA. "Luto há quatro anos para que esta lei seja regulamentada pelo Executivo para que ela possa ser posta em prática", lembra.


alesp