Isenção de tarifa nos transportes públicos a policiais e membros das forças armadas


31/05/2019 13:46 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Frederico d'Avila

Compartilhar:

Frederico D'avila (Foto: Agência Alesp)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg235053.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Frederico d"Avila apresentou no dia 23/5 o Projeto de Lei 688, que concede aos policiais militares, policiais civis e membros das forças armadas isenção de tarifa nos transportes públicos coletivos intermunicipais, nos transportes operados pela Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô e pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM. Para utilização do benefício, o policial ou membro das forças armadas deverá apresentar documento de identidade ao funcionário da bilheteria, motorista ou cobrador do transporte coletivo.

O deputado justifica que muitos policiais militares, não raras vezes, residem em municípios diversos de onde trabalham e utilizam o transporte público. Muitos destes, todavia, evitam utilizar o transporte público fardados, porque tal ato pode comprometer a sua segurança e a dos demais passageiros. Mas é sabido que muitos conseguem a "carona" justamente por estarem fardados. A fim de resolver definitivamente a questão, uma vez que não há regulamentação a esse respeito, a presente proposição visa conceder aos policias militares, civilmente trajados, gratuidade no sistema de transporte público coletivo, mediante sua identificação funcional. "Acredito que a concessão deste benefício irá colaborar com a autoestima do policial militar que, consequentemente, mais e melhor se empenhará no exercício de suas atribuições, dentre elas, o restabelecimento da ordem e o combate à criminalidade", afirmou Frederico.


alesp