Reivindicação de melhorias para a PM na região de Sorocaba


02/07/2004 15:55


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Amary

A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) pretende incluir melhorias na corporação para a região de Sorocaba a partir do projeto do governo do Estado que modifica a estrutura da Polícia Militar. "Vamos buscar o atendimento das demandas que chegaram ao nosso gabinete ao longo deste e do ano passado e que ainda não puderam ser atendidas pela Secretaria de Segurança", declarou Amary.

Entre as reivindicações estão o reforço no policiamento, a modificação na estrutura de comando (criação de pelotões e companhias) e a criação de organismos internos da corporação para atender especificidades. A deputada cita, por exemplo, o caso de Itararé, onde não existe o policiamento feminino, apesar de uma única policial prestar serviços de forma adaptada.

"As demandas que chegaram ao nosso gabinete envolvem principalmente cidades com populações pequenas que, na maioria das vezes, não dispõem de alternativas para a sua segurança e que dependem das ações do Estado", disse a deputada. São os casos, por exemplo, de Capela do Alto, Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora, Salto, Votorantim, Guareí, Itararé, Capão Bonito e Apiaí.

O projeto que reformula a estrutura da Polícia Militar foi encaminhado pelo governador Geraldo Alckmin ao presidente da Assembléia na segunda-feira, 28/6, e deve ser votado em breve. Um dos pontos que mais chamam a atenção é a criação de uma unidade da Polícia Militar Rodoviária que atuará nas estradas até 100 quilômetros de São Paulo.

Será possível efetuar a transferência de vagas do quadro de saúde para os quadros operacionais e uma reestruturação administrativa na corporação, que transfere vagas dos órgãos de direção e apoio para os de execução, permitindo a criação de novas unidades da Polícia Militar na capital, grande São Paulo e no interior.

Com tal reestruturação, a expectativa é a abertura de 10 novas companhias e de 12 novos pelotões na capital, na região metropolitana de São Paulo e em cidades do interior. A intenção é buscar um avanço estratégico na utilização dos recursos destinados à segurança pública na medida em que redimensiona o efetivo policial.

mlamary@al.sp.gov.br