Cidade de Birigui pleiteia faculdade de tecnologia


02/09/2005 15:40

Compartilhar:


O deputado Milton Flávio (PSDB), vice-líder do governo na Assembléia Legislativa, esteve nesta quinta-feira, 1º/9, na Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, quando, juntamente com o prefeito de Birigui, Wilson Carlos Rodrigues Borini, solicitaram ao secretário João Carlos Meirelles a criação de um centro universitário, que agregaria uma Fatec e uma Escola Técnica Estadual (ETE), naquele município.

Para o deputado, que é natural de Birigui, tendo ali iniciado seus primeiros estudos e onde ainda residem seus pais e familiares, a cidade precisa deste avanço. Birigui é um pólo industrial e tecnológico importante, e pode gerar a mão-de-obra especializada, sem que seus jovens tenham que realizar estudos em outras localidades. Conforme explanações do prefeito, o município se ressente da falta de uma faculdade estadual, que garanta aos jovens da cidade esta educação qualificada.

Meirelles se comprometeu a considerar a hipótese de Birigui ter uma Fatec. Ele argumenta que o governo do Estado busca investimentos na formação de técnicos e tecnólogos. "A cultura da universalidade faz com que tenhamos atualmente, em São Paulo, milhares de pessoas com curso superior, sem que haja demanda no mercado de trabalho para abrigar todo este pessoal, entretanto, a falta de mão-de-obra qualificada no setor de tecnólogos é uma constante", afirma o secretário.

Participaram da reunião Waldemar Sanches o chefe de gabinete da Prefeitura de Birigui, Antonio Liranço, secretário de Indústria, Comércio, Agronegócio e Turismo, seu assessor, Ernani Ney da Silva e o assessor de esportes, José Oliveira Cruz (Russo), além do empresário Eduardo L. Santos.



gabimiltonflavio@al.sp.gov.br

alesp