Opinião - PT: 30 anos, mudando o Brasil


18/02/2010 20:15

Compartilhar:


O Partido dos Trabalhadores está comemorando seu 30° aniversário. E muita coisa mudou no país e no mundo, desde aquele fevereiro de 1980, quando 113 militantes vindos de diversas regiões do Brasil assinaram, no Colégio Sion em São Paulo, a carta de fundação do PT. Um ato simbólico que, na prática, representava um movimento que corria o país, na gestação de um partido para dar vez e voz àquelas pessoas historicamente excluídas pela sociedade.

O tempo passou. O mundo e o Brasil são outros. E o PT cresceu, tornando-se um dos principais partidos políticos do mundo. Evoluímos e nos modernizamos, mas sem mudar de lado. O lado da transformação social, da construção de uma sociedade mais justa e solidária, com distribuição de renda e oportunidades para todos. Com a força de nosso maior patrimônio, que é a militância de nossos 1,3 milhão de filiados, superamos crises e dificuldades.

Hoje, governamos cinco estados e mais de 500 prefeituras, além de termos em nossos quadros centenas de parlamentares, entre senadores, deputados federais e estaduais e vereadores. Acima de tudo, chegamos à Presidência da República, o que nos permitiu colocar em marcha no país uma verdadeira revolução. Pelas mãos do presidente Luís Inácio Lula da Silva, mostramos ao mundo o jeito petista de governar. Mostramos que é possível fazer o pão crescer e, ao mesmo tempo, reparti-lo entre aqueles que necessitam.

Fruto desse trabalho, mais de 30 milhões de brasileiros deixaram as linhas extremas de pobreza. Com investimentos que superam R$ 500 bilhões, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) desata nós na infraestrutura brasileira e impulsiona o desenvolvimento nacional. Mais de 10 milhões de empregos com carteira assinada já foram gerados. O Programa Minha Casa Minha Vida é uma realidade e já permitiu que 220 mil famílias de baixa-renda conquistassem o sonho da casa própria.

Na área social, 12 milhões de famílias são beneficiadas pelo Bolsa Família. O Luz para Todos já levou energia elétrica para 11 milhões de pessoas. Na Educação, 500 mil jovens carentes chegaram à universidade por meio do Prouni, 12 novas universidades federais foram criadas, juntamente com a implantação de novos polos e a instalação de 79 escolas técnicas federais.

Estudos apontam que a continuidade dessas e de outras políticas públicas do governo Lula representará, nos próximos cinco anos, uma queda pela metade dos níveis de pobreza no Brasil. O que, no ritmo dos governos anteriores, demoraria 25 anos para acontecer! É com base nesse trabalho que o presidente Lula se consolida como uma das pessoas mais influentes do mundo na atualidade. Do mesmo modo que o Brasil se coloca entre os principais atores no cenário da política internacional.

É com esse orgulho que o PT chega aos seus 30 anos, tendo a certeza de que cada gota de sangue, suor e lágrimas derramados valeu à pena. Reunidos em Brasília para nosso 4° Encontro Nacional, estamos felizes pelo que foi feito até aqui, mas certos do muito que ainda há por fazer. Conscientes de que a marcha unida de nossa militância é a chave para continuarmos avançando, alcançando novas vitórias e impedindo retrocessos que comprometam as conquistas do povo brasileiro.



*Maria Lúcia Prandi é deputada estadual pelo PT e mestre em Ciências Sociais pela PUC/SP.

alesp