Da Tribuna


03/02/2011 19:00

Compartilhar:


Professores obesos



Simão Pedro (PT) comentou medida do departamento de perícia médica de vetar o ingresso na rede pública de profissonais da educação obesos. "Essas pessoas passaram no concurso, fizeram um curso de especialização de três meses, seguiram as exigências do governo, para então serem consideradas doentes devido ao seu excesso de peso. Isso é um absurdo". De acordo com o parlamentar, a obesidade atinge vários setores da população, "e ninguém deixa de trabalhar por isso", afirmou. Citou um PL de sua autoria, já aprovado, que tem como objetivo lutar contra a obesidade. Por fim, pediu que o secretário reveja a decisão do departamento.(DV)



Sabesp



Para Marcos Martins (PT), o novo presidente da Sabesp deve ser convidado a depor na Comissão de Saúde para esclarecer certas dúvidas, entre elas a administração das comportas, que, segundo o deputado, são responsáveis pelas inundações em várias cidades paulistas. Martins também questionou o tratamento e fornecimento de água em certas regiões. Relatou que a população de Embu- Guaçu está sofrendo com a falta de água há alguns dias. "Tanta chuva e cidades sem água. Esse contraste precisa ser resolvido para uma melhor condição de vida". (DV)



Marketing policial



Olimpio Gomes (PDT) referiu-se a notícias que indicam redução na cri­minalidade do Estado e criticou a forma como são anunciadas. "É preciso diferenciar a realidade do marketing policial. Falam que diminuiu o número de roubos e furtos, será que diminuiu mesmo? Ou será que o que está menor é a comunicação das ocorrências por parte das pessoas que foram roubadas?" Segundo o deputado, em cada quatro casos, apenas um é relatado. Olimpio ainda pediu apoio ao presidente da Casa, Barros Munhoz, para que a peça orçamentária de 2011 seja adequada às necessidades do funcionalismo, e que o acordo salarial feito com os servidores do Judiciário seja cumprido. (DV e DK)



Desmoronamento



José Candido (PT) parabenizou todos os deputados eleitos e lembrou que, durante o recesso, muitas catástrofes ocorreram, como os deslizamentos de terra no Rio de Janeiro. O parlamentar expressou condolências à família do prefeito de Arujá, Abel Larini, devido a um desabamento envolvendo a namorada de seu filho. "É tempo de todos levarem mais a sério as questões ambientais. O homem desafia a natureza e a resposta vem em seguida. Não podemos mais permitir que tragédias semelhantes a essas venham a ocorrer", alertou. (DK)



Políticas habitacionais



Donisete Braga (PT) saudou os deputados Antonio Aguimarães (PT) e Diniz Lopes (PR) e comentou que a presidente Dilma Rousseff foi à Câmara dos Deputados referendar os programas de governo. "A nossa presidente dará sequência aos importantes projetos socias do governo anterior, por exemplo, os programas habitacionais". Braga lembrou as consequências das chuvas e convidou Diniz Lopes para participar de reunião, juntamente com o prefeito de Mauá, Oswaldo Dias, no dia 11/2, quando serão tratados assuntos relacionados às enchentes que afetaram o município. (DK)



Apoio à região do ABC



Diniz Lopes (PR) apresentou-se aos colegas e aos funcionários da Casa afirmando vir "humildemente aprender e contribuir com os excelentíssimos colegas deputados". Pediu um olhar mais atento às dificuldades da região do Grande ABC, que enfrenta sérios problemas devido as intempéries. Em especial, citou a cidade de Mauá, que vive dificuldades resultantes do déficit público. (MP)

alesp