Reitores das universidades públicas falam a deputados sobre expansão de vagas

(com foto)
21/06/2001 19:45

Compartilhar:


Os deputados Cesar Callegari (PSB), Claury alves Silva (PTB), Jamil Murad (PCdoB), Petterson Prado (PPS) e Caldini Crespo (PFL) receberam nesta quinta-feira, 21/6, os reitores das universidades públicas paulistas, Jacques Marcovitch, da USP e Hermano Tavares, da Unicamp; e o vice-reitor Luis Roberto Ramalho, da Unesp.

O reitor da USP disse que as universidades públicas têm honrado sua autonomia e que, apesar de o número de professores ter diminuído, a dedicação aumentou, crescendo o total de aulas dadas. "Para a expansão de vagas temos que pensar em dois desdobramentos: a médio e a curto prazo." Para o reitor, a médio prazo é preciso viabilizar os recursos do governo estadual de forma sustentada, além de pleitear recursos federais. "Visitamos o Congresso Nacional e solicitamos que a União cesse de inibir recursos para São Paulo. Será constituída uma comissão de deputados federais para estudar o envio de recursos para nosso Estado. Indicamos os nomes de Alberto Goldman, Ivan Valente, Emerson Kapaz e Luiza Erundina."

A curto prazo, Marcovitch sugere a aprovação da emenda 01 à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que viabiliza recursos a serem destinados para a expansão de vagas.

O vice-reitor da Unesp lembrou que a instituição está distribuída por todo o Interior do Estado, em 16 cidades. "Foram criadas mais 500 vagas em 14 novos cursos, dentre os quais os de Biologia Marinha e de Gerenciamento Costeiro, na cidade de São Vicente."

Hermano Tavares, da Unicamp, afirmou que a universidade é a menor das três que estavam ali representadas, mas que os resultados são parecidos. "A Unicamp fez um esforço para aumentar a oferta de vagas, por isso pedimos a aprovação da emenda 01."

alesp