Sorocaba poderá ter subsede da Procuradoria do Trabalho, informa Hamilton

(com foto)
04/07/2001 14:08

Compartilhar:


O 1º secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, deputado Hamilton Pereira (PT), participou nesta terça-feira, 3/7, de uma audiência com os procuradores regionais do Trabalho da 15ª Região, Ricardo Tadeu Marques da Fonseca e João Batista, na qual representantes do movimento sindical se responsabilizaram por discutir proposta para a instalação de uma subsede provisória da procuradoria em Sorocaba.

Essa foi a solução proposta por Fonseca, que apontou a falta de recursos do Ministério do Trabalho, o qual dispõe hoje de aproximadamente 30 procuradores para atender 600 municípios. "O ministério tem projeto para expandir o atendimento das procuradorias a mais sete municípios do Estado, entre os quais Sorocaba", afirmou.

Porém, segundo o procurador, a criação de subsedes só tem sido possível pela realização de convênios. Ele citou o caso da subsede de Bauru, em que o prédio foi cedido em regime de comodato pelo Banco do Brasil e a estrutura montada com a colaboração dos sindicatos e da prefeitura. Para os sindicalistas, a instalação de uma subsede da procuradoria em Sorocaba é de fundamental importância, pois inibirá diversas irregularidades. "Os sindicatos da região discutirão uma proposta que, posteriormente, será apresentada à procuradoria", afirmou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, Izídio Brito Correia.

Hamilton Pereira lembrou das recentes denúncias de trabalho infantil na região sudoeste do Estado, onde se localiza o município de Ribeirão Branco. "Temos visto regiões muito próximas a São Paulo em situações comparáveis à Idade Média", afirmou. "Uma subsede da procuradoria em Sorocaba certamente inibiria esse tipo de prática tão comum em nossa região." Também participaram da audiência a presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Sorocaba e Região, Márcia Regina Gonçalves Vianna; o diretor do Sindicato dos Condutores de Sorocaba e Região, Antônio Ermírio da Silva; e o presidente do Sindicato dos Papeleiros de Salto, Aparecido Pereira.

Defensivos agrícolas. Durante a audiência, os procuradores revelaram ao parlamentar a preocupação os freqüentes casos de contaminação de trabalhadores por defensivos agrícolas. Fonseca afirmou que trabalhadores estão sendo pulverizados com defensivos agrícolas para evitar a contaminação das lavouras. Ele disse ainda que 70% dos agrotóxicos produzidos no país são consumidos no Estado de São Paulo. Segundo o procurador, existem denúncias sobre empresas instaladas no Brasil que utilizam produtos agrotóxicos proibidos no exterior. Nelas, de acordo com Fonseca, um grande número de trabalhadores morre de câncer. Hamilton Pereira afirmou que discutirá com representantes das Comissões de Relações do Trabalho e de Saúde da Assembléia Legislativa de São Paulo a realização de um seminário sobre a questão.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Hamilton Pereira - 3886-6952/6953)

alesp