Audiência pública discute combate ao preconceito contra idoso


19/06/2002 17:48

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

A Frente Parlamentar Estadual Pró-Envelhecimento Saudável, coordenada pela deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT), reúne-se nesta quinta-feira, 20/6, às 14 horas, no auditório Franco Montoro, com o objetivo de debater os preconceitos que cercam a velhice e aumentar a conscientização sobre o papel do idoso na sociedade.

A conferencista convidada é a jornalista Teresa Cristina Tesser, professora da Universidade Aberta da 3ª Idade da Católica de Santos. A parte cultural e o entretenimento ficarão sob a responsabilidade do Coral do Grupo de Terceira Idade Chiquinha Gonzaga, do Jardim Colorado, Capital.

Para Prandi, a condição de idoso foi sempre alvo de discriminações. "A luta pelas transformações sociais e pela promoção da justiça não eliminaram a mácula do preconceito contra o idoso. Falta sensibilidade social", avalia a parlamentar, insistindo na importância de se ampliar a discussão sobre o assunto.

De acordo com a parlamentar, a Organização Mundial de Saúde divulga que a população idosa do Brasil, nas próximas décadas, alcançará o significativo número de 32 milhões de pessoas maiores de 60 anos.

"O Brasil passará do 16º lugar, em 1950, para o 6º colocado no ano de 2025, destacando-se com o crescimento de população idosa mais acelerado do mundo", conclui Prandi.

Esta será a quarta audiência pública que a Frente Parlamentar realiza este ano, sempre com a presença média de 200 participantes. Os temas já discutidos foram A Lei e o Idoso - Importância do Estatuto do Idoso, Qualidade de Vida na Terceira Idade - Bem-Estar Físico e Emocional e Moradia na Terceira Idade.

alesp