Cidades do Vale oferecerão cursos da Unesp para professores


21/06/2002 20:03

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Começam em agosto os cursos da Unesp que vão permitir aos professores cumprir exigência da LDB no Vale do Paraíba. Nesta sexta-feira, 21/6, 23 cidades do Vale do Paraíba assinaram o convênio com a universidade que prevê o oferecimento de cursos de formação superior para professores, através do projeto "Pedagogia Cidadã".

A idéia do projeto é permitir aos professores atingir a formação mínima exigida pelas novas regras da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). A previsão da Unesp é que serão atendidos, já a partir de agosto, 9.197 alunos de 136 municípios do Estado. Desse total, 1.659 alunos são das 23 cidades do Vale do Paraíba.

Por pouco o Vale não ficou de fora do programa. Em reunião com reitor da Unesp, em setembro do ano passado, o deputado estadual Carlinhos Almeida (PT) e o prefeito de Jacareí, Marco Aurélio de Souza (PT), descobriram que a região não seria atendida. "O reitor nos abriu o projeto e ficamos surpresos de ver que o Vale do Paraíba não estava contemplado", disse o deputado Carlinhos. "O reitor então pediu que fossem apresentados projetos pelas cidades e nos garantiu que os cursos chegariam à região".

No Vale, Jacareí foi a primeira a se interessar pelos cursos, também conhecidos como Normal Superior. A Prefeitura calcula que vai investir cerca de 250 mil reais para montar a estrutura exigida pelo convênio, que inclui laboratórios de informática e sala de videoconferência. A adaptação dos locais e a aquisição dos equipamentos devem ser feitas até o final do ano, para funcionar a partir do primeiro semestre de 2003. Mas as aulas começarão em agosto deste ano, funcionando provisoriamente na EMEF Lamartine Delamare, no Centro de Jacareí.

Os cursos serão oferecidos inicialmente aos professores da rede pública municipal, que terão os custos pagos pela Prefeitura. Para o futuro, existe a proposta de ampliar o acesso às vagas.

O deputado Carlinhos está bastante entusiasmado com a novidade. "Este convênio vai melhorar a qualidade de ensino na rede municipal, ajudar os professores a se adequarem às novas exigências legais sem precisarem investir numa faculdade particular e ainda estreitar nossos laços com a Unesp, o que pode contribuir na nossa luta em defesa da implantação de um campus em Jacareí".

Unesp em Jacareí

Carlinhos tem sido o interlocutor de um projeto para que Jacareí seja incorporada ao "Programa de Expansão de Vagas da Unesp", recebendo um campus com cursos de graduação. "O que estamos pleiteando é absolutamente legítimo. O Vale do Paraíba é a segunda região do Estado mais desprezada em termos de vagas de ensino superior público", denuncia o deputado. Em todo o Estado de São Paulo existe uma vaga em universidade pública para cada 427 habitantes. Já no Vale do Paraíba esta média sobe para uma vaga a cada 734 habitantes, segundo dados do Seade, em 1999.

alesp