Sorocaba: sede de grupamento aéreo da PM


11/09/2003 16:57

Compartilhar:


Da assessoria do deputada José Caldini Crespo

Sorocaba foi selecionada como futura sede de um grupamento aéreo da Polícia Militar. Isso irá se concretizar a partir da aquisição de novos helicópteros pelo governo estadual. A informação foi dada pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel Alberto Silveira Rodrigues, ao deputado José Caldini Crespo (PFL), durante almoço nesta quarta-feira, 10/9. O comandante também disse que está sendo concluído estudo que produzirá melhorias no policiamento em todo o Estado.

Em relação ao grupamento aéreo para Sorocaba, o comandante explicou que atualmente o Estado dispõe de doze helicópteros. Oito deles são considerados essenciais para a Capital e os outros quatro estão disponíveis para uso em municípios considerados prioritários: Campinas, Santos, São José dos Campos e Bauru.

A não-inclusão de Sorocaba entre as prioridades se deve, conforme relatou o coronel Alberto, a dois fatores: a proximidade de Sorocaba com a Capital, o que possibilita o deslocamento rápido das aeronaves até o município, e o fato de o município já dispor de um helicóptero, alugado pela Prefeitura Municipal.

Os critérios adotados para se priorizar as outras cidades foram os seguintes: Campinas (cujo grupamento aéreo já foi implantado) - elevação acima da média do índice de criminalidade no município; Santos - decisão de ordem estratégica em razão da ocorrência freqüente de neblina na Serra do Mar, o que impede o deslocamento de aeronaves da Capital para a baixada santista; São José dos Campos - município localizado no meio do eixo Rio/São Paulo; e Bauru - possibilidade de deslocamento rápido para os municípios mais a oeste do Estado.

Terminando estudos

Durante o encontro o deputado Crespo também abordou questões relativas ao aumento do efetivo em municípios da Região. De acordo com o parlamentar, o coronel Alberto disse que está sendo concluído um estudo que deverá produzir efeitos positivos em todos os municípios do Estado. Uma das medidas é que a de nenhum município tenha efetivo inferior a sete policiais. Hoje existem municípios com apenas três ou quatro policiais. A partir desse número mínimo de sete policiais, o efetivo do município irá aumentando obedecendo-se a critérios como população fixa, população flutuante e índices de criminalidade, por exemplo. Segundo o comandante, embora os estudos estejam em fase de conclusão, existem municípios onde seus efeitos já são sentidos. É o caso de Tatuí que, em agosto último, teve aprovada a criação de um pelotão da Polícia Militar, com um efetivo de 23 policiais, um antigo pedido do deputado Crespo.

jccrespo@al.sp.gov.br

alesp