Procissão de Iemanjá pode ser incluída no calendário turístico


14/09/2005 20:30

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa aprovou o Projeto de Lei 67/2004, que inclui no Calendário Turístico do Estado de São Paulo a Procissão de Iemanjá, que se realiza anualmente em Santos no mês de fevereiro. Este é o segundo projeto de autoria do deputado Fausto Figueira (PT), 1º secretário da Assembléia, aprovado nos últimos 15 dias. A votação aconteceu na noite de terça-feira, 13/09.

"Muitas são as festas religiosas dos santos e orixás das religiões da cultura africana, mas a principal é a de Iemanjá, orixá do mar. Seu dia é comemorado em fevereiro. Em Santos, uma procissão com centenas de fiéis presta homenagem à rainha do mar por meio de oferendas jogadas na água e prática dos rituais de culto, na praia", diz o deputado. Para ele, "uma festa popular como essa deve fazer parte do calendário turístico do Estado".

A inclusão da Procissão de Iemanjá no calendário turístico do Estado visa contribuir para o incremento do turismo em Santos no mês de fevereiro. Para Fausto Figueira, é também "o reconhecimento de uma tradição na cidade e de um importante evento da comunidade negra, fundamental para a afirmação da cultura afro-brasileira".

O projeto, para transformar-se em lei, terá de ser sancionado pelo governador Geraldo Alckmin. Em caso de veto, a matéria retorna à Assembléia Legislativa, que dará a última palavra, acatando ou rejeitando o veto.



fausto@faustofigueira.com.br

alesp