Deputado apóia entidades contra o câncer


28/11/2007 16:27

Compartilhar:


O deputado estadual Luis Carlos Gondim (PPS) apresentou na Assembléia Legislativa de São Paulo um requerimento de congratulações a entidades responsáveis pelo tratamento e prevenção do câncer no País. Na última terça-feira é comemorado o Dia Internacional de combate à doença que, apesar dos avanços da medicina, ainda é uma preocupação constante das autoridades ligadas ao setor de saúde.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 470 mil novos casos serão verificados entre 2008 e 2009 em todo o País. O órgão mais atingido é a pele, seguida de próstata, mama, pulmão, colo e reto, estômago e colo de útero. Os maiores índices são registrados nas regiões Sul e Sudeste. "Essas informações são preocupantes. Além do apoio em todos os sentidos às entidades, precisamos investir muito mais na prevenção porque muitas mortes poderiam ser evitadas mediante o diagnóstico precoce", disse o parlamentar, que também é médico e acompanha de perto as políticas públicas para enfrentar o problema.

No documento apresentado por Gondim, segundo vice-presidente da Casa, são citados grupos e casas de apoio, ligas, associações, organizações não-governamentais, redes de voluntários, hospitais filantrópicos e centros oncológicos."Sem o respaldo dessa rede a situação ficaria extremamente grave. Manteremos nossa batalha para reduzirmos cada vez mais os casos de câncer", concluiu Gondim.

alesp