Audiência em Santa Bárbara d"Oeste debate homofobia


15/05/2009 21:01

Compartilhar:


Roberto Felício (PT) participou, no dia 14/5, de audiência pública em Santa Bárbara d"Oeste, onde esteve para debater os temas intolerância religiosa e homofobia. A cidade tem vivido uma polêmica causada pelo vereador Laerte Antonio da Silva, que supostamente praticou crime de racismo e homofobia, teve seu mandato cassado e está em exercício por força de liminar.

Além de Felício, participaram da audiência pública a representante da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do PT, Cida Abreu, o vice-prefeito de Santa Bárbara d"Oeste, Luis Vanderlei Larguesa, a mãe de santo Dango, o presidente da Câmara, Anízio Tavares da Silva, o vereador Ademir José da Silva e próprio vereador Laerte.

O ato, promovido pelo Movimento pela Liberdade Religiosa e Pela Paz, reuniu dezenas de ativistas dos direitos humanos na câmara municipal. Felício sugeriu, durante sua explanação, que o vereador Laerte se desculpasse por suas palavras, que foram proferidas durante a campanha eleitoral no ano passado, juntamente com o pastor Miguel Bertoloto. A fala foi considerada ofensiva por entidades de direitos humanos, que acionaram a Justiça com o objetivo de cassar seu mandato.

Roberto Felício é autor do projeto de lei, já aprovado na Assembleia Legislativa, que criou no Estado o "Dia do Combate à Intolerância Religiosa no Estado de São Paulo", a ser celebrado em 10 de dezembro. O deputado petista disse que o Brasil ainda convive com muitos problemas relacionados à intolerância racial, alimentada, sobretudo, pelo preconceito e pela desinformação.



rfelicio@al.sp.gov.br

alesp