Curiati: único representante da Constituinte Nacional de 1988 no atual Parlamento


09/11/2009 20:02

Compartilhar:


No momento em que a Assembleia Legislativa de São Paulo comemora os 20 anos de implantação da Constituição Estadual, o deputado Antonio Salim Curiati (PP), único representante da Constituinte Nacional de 1988 no atual Parlamento, relembra as longas discussões para aprovar o documento que resgatou e restabeleceu os direitos fundamentais no Brasil. Curiati foi, na ocasião, um parlamentar expressivo, apresentando 222 emendas. "Tenho muito orgulho de ter participado desse momento histórico da democracia brasileira", ressalta.

Uma das bandeiras do deputado Curiati buscou dar maior amparo aos aposentados, pensionistas e idosos. Foi sua também a proposta de concessão de direitos iguais, nas áreas trabalhistas e previdenciárias, entre empregados urbanos e rurais, bem como o estabelecimento de regras para aposentadoria beneficiando as donas de casa. Temas polêmicos, como a implantação do planejamento familiar e controle da natalidade foram apresentados e amplamente debatidos naquela oportunidade, aliás, como o são até hoje. Mas foi com a apresentação de emendas para facilitar a adoção de crianças que o parlamentar mostrou sua visão humanista.



Sistema Único de Saúde

Na área da saú­de Curiati atuou deci­sivamente, junto com outros parlamentares, na questão da garantia de atendimento gratuito a todos os brasileiros, através da criação do Sistema Único de Saúde; tema que, aliás, merece até agora por parte do parlamentar questionamento cons­tante ante o caos ainda existente, provocado pela deficiência no gerenciamento, falta de recursos e questões salariais não resolvidas no quadro de pessoal da área da saúde.

Outra questão apre­sentada na Constituinte por Curiati foi a proposta de redução de parlamentares na Câmara dos Deputados, na ocasião de 487 para 225, proposta essa que visa uma diminuição das despesas com o Poder Legislativo.

alesp