Hidrômetros individuais nos condomínios


20/03/2009 19:28

Compartilhar:


A medição individualizada de água em condomínios pode gerar uma economia de, em média, até 25% no consumo de água. A constatação é do deputado Afonso Lobato (PV), que, às vésperas do Dia Mundial da Água, comemorado em 22/3, volta a lembrar da necessidade de adoção da medida como uma forma de preservar um bem tão precioso para o planeta. O deputado é autor do Projeto de Lei 551/03, que prevê a obrigatoriedade da instalação de hidrômetros individuais em novos condomínios. A matéria foi aprovada pela Assembleia Legislativa, mas vetada pelo governador José Serra, que alegou ser a matéria de competência municipal.

Apesar do veto, o governo do Estado passou a adotar a medida em todos os novos prédios da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU). "É muito importante ressaltar que essa proposta dá ao condônimo a noção do seu gasto de água, apontando há desperdício ou não", afirmou o parlamentar.

O artigo 1º do projeto de lei prevê a obrigatoriedade de previsão e futura instalação de hidrômetros individuais para cada unidade domiciliar ou de consumo, no projeto e execução de novas obras de prédios de apartamentos, condomínios horizontais, conjuntos habitacionais, loteamentos e outros imóveis ou áreas que se caracterizem pela pluralidade de unidades de consumo.

Além da redução de gastos, a colocação de hidrômetros individuais também pode resolver um dos problemas mais comuns em condomínios e prédios de apartamentos e de escritórios: o corte do fornecimento de todo o edifício por conta da inadimplência de alguns condônimos.



padreafonsolobato@al.sp.gov.br

alesp