Arnaldo Jardim participa de debate sobre a situação econômica do país


29/03/2001 15:53

Compartilhar:


O deputado estadual Arnaldo Jardim (PPS) participou nesta terça-feira, 27/3, de um debate, coordenado pelo Instituto de Desenvolvimento com Justiça, sob a presidência do professor Roberto Mangabeira Unger, com economistas e personalidades políticas, onde se discutiu a situação econômica do país.

Participaram do evento os economistas Delfim Netto, Luis Gonzaga Beluzzo, Antônio de Passos Castro e o ex-ministro Ciro Gomes. Na ocasião, foram abordadas questões como a situação do atual regime tributário, o risco da vulnerabilidade externa do país e as condições concretas para se estabelecer um projeto econômico alternativo ao presente. Jardim considera que "qualquer tipo de resfriado que se manifeste nos países centrais pode se transformar numa grande pneumonia no Brasil. A figura de Ciro Gomes encarna a possibilidade de se alterar o modelo presente, preservando algumas conquistas importantes, como a estabilidade econômica".

Arnaldo Jardim se surpreendeu com o grau de convergência que existiu entre os palestrantes, apesar de possuírem posições ideológicas distintas e pensamentos econômicos de escolas doutrinárias diferentes. "Todos concordam que hoje vivemos uma situação econômica em que não há sustentabilidade. Temos uma bomba que está prestes a explodir, com o déficit de contas correntes, que o país é obrigado a suportar. É impossível continuarmos com este volume de pagamento de juros, que corrói o orçamento nacional, sendo que não há nenhum tipo de ajuste fiscal, por mais draconiano e rígido que seja, que resolva esta questão. Portanto, é necessário que se repense as bases do atual modelo econômico", concluiu Jardim.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Arnaldo Jardim - 3886-6834/6838)

alesp