Parlamentar quer liberação do acesso de Cubatão à Estrada Velha


09/11/2004 15:02

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

Por meio de ofício e indicação, a deputada Maria Lúcia Prandi (PT) está cobrando do governador Geraldo Alckmin o cumprimento da promessa de reabertura do acesso à Estrada Velha do Caminho do Mar, a partir do final da Avenida Nove de Abril, em Cubatão. Mais ainda: a parlamentar oficiou as Comissões Permanentes de Cultura e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, pedindo que reforcem a reivindicação.

Nos pedidos, Prandi destaca que é absurdo vedar o acesso à estrada a partir de Cubatão. "A Assembléia Legislativa deve integrar esse esforço. Por isso, protocolei ofícios aos presidentes das Comissões Permamentes de Cultura e Meio Ambiente, solicitando apoio", ressalta Prandi, completando: "Além de subir a Serra do Mar, o morador da Baixada Santista tem que pagar pedágio no retorno. Não há nem mesmo uma linha de ônibus para facilitar", protesta.

A parlamentar também encaminhou documento ao Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Cubatão (Condepac), colocando-se à disposição. Os integrantes do órgão assumiram há poucos dias e, segundo notícias da imprensa regional, o primeiro presidente, Welington Ribeiro Borges, declarou-se a favor de rápida definição do Governo do Estado quanto à reabertura.

Roteiros

Professora de História, a deputada lamenta: "Passaram pelo caminho desde o Padre Anchieta até o príncipe Dom Pedro, em 7 de setembro de 1822. Aos moradores da Baixada, esse direito é negado. Há até um guarda impedindo que as pessoas tenham acesso ao local. Na verdade, o correto é incentivar as visitas e despertar o gosto pelo conhecimento da nossa História".

O governador Geraldo Alckmin transformou a estrada em pólo ecoturístico no dia 18 de abril deste ano. A partir de então, passaram a ser permitidos os passeios a pé, mas as visitas devem ser previamente agendas na Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE). O único acesso aberto, no entanto, fica na região dos lagos, no topo da Serra, em São Bernardo do Campo.

Maria Lúcia Prandi lembra que "por enquanto" está centrando forças na reabertura do acesso por Cubatão, mas sem esquecer que outros compromissos foram assumidos por Geraldo Alckmin. "Ele afirmou que pretendia desenvolver um projeto com cinco roteiros, mas nada saiu do papel. Nós não nos esquecemos e estamos vigilantes", afirma Prandi.

Um dos roteiros seria o das águas, pelo qual os visitantes percorreriam a região de barco, saindo da sede da EMAE em São Paulo, pelos rios, até a Represa Billings, descendo depois pela Estrada Velha. O roteiro energético incluiria visita à Usina Henry Borden, subindo depois por um trole até o alto da Serra. Já o roteiro ecológico, passaria pelas ruínas da Calçada do Lorena. O roteiro cultural é o que já está sendo feito e, uma quinta alternativa, seria o combinado de todos os trajetos.

Monumentos

Em outra ação, a deputada apresentou emenda ao Orçamento do Estado, destinando recursos estaduais para a recuperação dos monumentos históricos existentes ao longo da Estrada Velha do Caminho do Mar.

Prandi, lembra que os monumentos foram construídos em comemoração ao centenário da Independência. Na época, o Governo de São Paulo contratou o arquiteto Victor Dubugras. "O governador Alckmin afirmou que seriam feitas parcerias com a iniciativa privada, para viabilizar os recursos. Quero que o Orçamento assegure a contrapartida do Estado", explica.

Embora concorde com parceiras, feitas com critério, a deputada defende que o próprio Governo do Estado inicie os investimentos. "Pouso de Paranapiacaba, Rancho da Maioridade e Cruzeiro Quinhentista precisam ser urgentemente recuperados. Apesar de a recuperação da estrada ter sido da maior importância, a restauração dos monumentos tornará o projeto efetivamente completo", conclui Prandi.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp