Líder do PPS defende transgênicos


23/09/2003 17:50

Compartilhar:


Da Assessoria do deputado Arnaldo Jardim

O deputado Arnaldo Jardim, líder do PPS, defendeu nesta terça-feira, 23/9, na Assembléia Legislativa, a liberação do plantio de soja transgênica, bem como a de outros produtos, a partir da próxima safra.

Jardim argumentou, baseado em documento partidário, que "o advento do novo, fruto da intervenção do ser humano no processo da evolução das espécies ou da ação revolucionária na política e na sociedade, sempre é algo desejado, anunciado e esperado, mas, ao mesmo tempo, preocupa, causa incomodo, espanta, gera todo o tipo de perplexidade e, em muitos casos, provoca,comportamentos estranhos, e até destituídos de razão".

O parlamentar lembrou a declaração de Londrina, produto do I Encontro de Comissões Internas de Biossegurança, quando as principais academias de ciências do mundo ( Estados Unidos, Inglaterra, China, México, Brasil, Canadá,dentre outras) se mostraram favoráveis às culturas geneticamente modificadas. Lembrou também que a Organização Mundial de Saúde manifestou-se favorável aos alimentos geneticamente modificados, desde que liberados pelos órgãos reguladores.

O PPS, em âmbito nacional, reforçou Jardim, "tem compromisso com o progresso, com a segurança e com o novo, por isso é preciso traçar novos rumos levando-se em conta que temos que utilizar ao limite nossas diversidades. Não se pode qualificar o trangênico como perda de soberania nacional, nem de invasão de tecnologia internacional em nossos campos. É preciso vê-lo como inovação inevitável, a ser adotada para que o Brasil acompanhe a evolução do mundo, não ficando no artesanato rural", concluiu.

ajardim@al.sp.gov.br

alesp