Controle das comportas da Billings, do Pinheiros e do Tietê


29/01/2010 17:25

Compartilhar:


A necessidade de uma regra operacional única foi levantada pela parlamentar durante encontro no dia 28/1, na prefeitura de Cubatão, com a prefeita Márcia Rosa, a promotora do Meio Ambiente Liliane Garcia Ferreira e técnicos dos governos municipal e estadual, além de representantes da sociedade civil.

É fundamental que seja adotada uma regra única entre os agentes que operam o sistema de comportas da represa Billings e dos rios Pinheiros e Tietê. A proposta foi apresentada pela deputada Maria Lúcia Prandi (PT) durante o encontro, quando foram discutidos os impactos para a cidade da abertura de comportas da Billings. O encontro foi convocado pela promotora do Meio Ambiente.

Conforme ressaltou Prandi, hoje, parte deste sistema de comportas é operada a partir de necessidades da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE). Outra parte pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), além da Sabesp. "Muitas vezes, as decisões sobre abertura ou não de comportas são tomadas de forma isolada por cada um destes agentes. É preciso articular estas ações, de forma que a ação de um não prejudique o outro e tampouco a população. Este trabalho conjunto seria monitorado pela Cetesb, prefeituras, Promotoria e Conselho Estadual do Meio Ambiente" colocou Prandi.

Durante o encontro, a parlamentar também manifestou sua preocupação com a qualidade da água que está sendo despejada nos mananciais de Cubatão, que abastecem grande parte da população da Região Metropolitana da Baixada Santista.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp