Em pauta, transporte na Região Metropolitana de Campinas


23/11/2011 10:49

Compartilhar:


O presidente da Comissão de Transportes e Comunicações, Edmir Chedid (DEM), afirmou que a Assembleia Legislativa promoverá uma discussão sobre o processo de concessão do serviço de transporte coletivo intermunicipal na Região Metropolitana de Campinas, proposto pelo governo do Estado. Segundo ele, a medida sugerida poderá caracterizar monopólio do serviço e prejuízos aos usuários.

A concessão proposta por meio da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) compreenderá os serviços de operação e os que estão em planejamento para implantação a partir do próximo ano com a finalidade de promover melhorias ao sistema regular, composto por ônibus coletivos (passageiros viajam sentados ou em pé), seletivos e especiais (passageiros viajam sentados).

O processo de concessão prevê a operação, a conservação e a manutenção da infraestrutura implantada pelo Estado e aquela a ser desenvolvida, como, por exemplo, a operação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica Metropolitana.

O assunto será debatido com o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e com o diretor-presidente da EMTU, Joaquim Lopes da Silva Júnior. O depoimento, que deverá ocorrer na primeira quinzena de dezembro (7/12 ou 14/12), terá transmissão simultânea pela TV Web da Assembleia Legislativa. (jr)

echedid@al.sp.gov.br

alesp