Tribuna


09/12/2011 19:17

Compartilhar:


PLC 71



Carlos Giannazi (PSOL) citou o PLC 71/2011, que altera a Lei Complementar 1.093/2009, sobre a contratação de professores por tempo determinado. Para o deputado, a lei é irracional, portanto, o projeto tem que ser aprovado ainda este ano para reparar que se restaure a lógica na administração da Educação. Pediu apoio de todos os parlamentares da Casa na aprovação do projeto, incluindo as emendas que foram acrescentadas ao texto original. O deputado ressaltou que existe um outro projeto para revogar a Lei 1.093, que está em tramitação na Casa desde 2009, mas que este nunca foi discutido. (DV)



Rodoanel



Luis Claudio Marcolino (PT) contou que durante o primeiro semestre deste ano trabalhou muito para minimizar os prejuízos provocados à população por conta do Rodoanel Norte. O deputado comentou as várias audiências públicas realizadas para discutir o assunto e os bons resultados obtidos. Marcolino ressaltou a situação das famílias que tiveram de sair de suas residências para a realização das obras e afirmou que, segundo informações da Dersa, o cadastramento das famílias prejudicadas já está sendo feito. Para o deputado, o início de 2012 será de trabalho intenso e de vital importância para essas famílias. (DV)



Conduta policial



Olimpio Gomes (PDT) comentou a aprovação do aumento salarial dos funcionários na área da agricultura. O parlamentar ainda enalteceu o comportamento heróico e a conduta exemplar do Major PM Sandro Moreti, que acabou falecendo ao combater uma tentativa de assalto em que os bandidos fizeram reféns. Olimpio Gomes se mostrou revoltado com os comentários feitos sobre a atitude do policial, considerando-a irresponsável. (FG)



Segurança no trânsito



Jooji Hato (PMDB) mais uma vez defendeu a aprovação de seu projeto que proíbe transporte de passageiro em garupa de moto nos dias de semana. Novamente o parlamentar acusou seus opositores de estarem se posicionando contra a vida e o bem-estar dos cidadãos de São Paulo, seja pelo grande numero de assaltos realizado através dos "garupas" de moto, seja pelos acidentes corriqueiros com esse tipo de veículo (13 por dia). "Se a proibir a garupa de moto fosse ilegal, também seria o obrigar o uso do cinto de segurança, o rodízio de caminhões e até a zona azul. Sinto às vezes que é algo contra a minha pessoa", finalizou. (FG)



Corrupção



Simão Pedro (PT) falou sobre os policiais corruptos que prendem traficantes sem nenhum embasamento judicial meramente para extorquir propina. O parlamentar afirmou que é triste ver um oficial do Estado sucumbir à corrupção, e que esses policiais devem ser afastados e presos. "Essa é a única forma possível de inibir esse comportamento que só ajuda a espalhar a criminalidade". (FG)



Garupa de moto



Jooji Hato (PMDB) informou que 61,5% de assaltos a bancos é feito por "garupa" de motos. O deputado disse ainda, que, se algum opositor ao seu Projeto de Lei 485/2011, que visa proibir o trânsito de motocicletas com carona nos dias úteis no Estado, disser que o programa não diminuiria esse número de assaltos, ele repensará a proposta. Para Hato, os assaltantes em motos dificilmente são pegos pela polícia, pois além de estarem em um veículo rápido, possuem capacete que impede o reconhecimento. (IR)



Fotógrafos e técnicos periciais



Olimpio Gomes (PDT) disse ter comparecido a cerimônia de posse dos novos fotógrafos e técnicos periciais na Academia de Polícia Civil. Olimpio informou que seis policiais fizeram seus juramentos após um concurso que, segundo Olimpio, consumiu três anos de luta após denúncia de fraude. O parlamentar informou que os candidatos procuraram ajuda em todos os segmentos possíveis. "Quando tomei conhecimento do que se passava, modestamente tentei ajudar no processo de sensibilização e até de pressão, para que os justos pudessem ser aprovados", comentou. Olimpio Gomes desejou sorte aos novos policiais. (IR)

alesp