Ambientalistas se reúnem na Assembléia


07/11/2005 18:04

Compartilhar:


Ambientalistas do Estado de São Paulo, reunidos durante esta segunda-feira, 7/11, na Assembléia Legislativa, discutiram a proposta do governo federal para o meio ambiente, divulgada há dois dias, e já decidiram acrescentar o maior número possível de emendas ao texto. A medida visa garantir ampla participação e mecanismos de controle da sociedade sobre o meio ambiente.

Foram discutidos temas como a Carta de Criciúma, que se opõe a projetos como o Serra do Cafezal " Iranserrana (BR 116) e o Transmanancial, além do caráter provisório de áreas de preservação permanente. O objetivo desta II Pré-Conferência Nacional do Meio Ambiente em São Paulo é apresentar propostas à Conferência Estadual, que se realizará em 19/11. Todo o país está mobilizado em torno da discussão do tema, uma vez que as deliberações de cada estado serão apresentadas na Conferência Nacional do Meio Ambiente de Brasília, de 10 a 13 de dezembro.

A política do setor de meio ambiente para o país está aberta à discussão nos diferentes segmentos sociais. As unidades da federação, por meio de conferências deliberativas, com a presença de ONGs, empresas e setor público, podem aprovar ou não alterações no texto proposto pelo governo federal.

Uma das coordenadoras do evento, Lea Corrêa Pinto, presidente da ONG paulistana Terra, lembrou que todos os interessados podem acompanhar os trabalhos de São Paulo on-line. Em 2003, segundo ela, o texto federal foi aprovado sem o de São Paulo, que não ficou pronto em tempo hábil. O programa, alertou Lea, "está aberto ao segmento ambientalista, que quer políticas claras para a preservação ambiental por parte do governo federal".

O deputado Adriano Diogo (PT), membro da comissão e ex-secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, declarou que sua colaboração para o texto de São Paulo deverá priorizar o monitoramento dos recursos hídricos e a despoluição na Capital, com cuidado especial para a qualidade do ar. "Após conhecermos o texto base do governo federal, que traça as políticas estaduais para a próxima década, teremos condições concretas de colaborar", afirmou. Também esteve presente à reunião o secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Jorge.

alesp