Conscientização para doação de sangue e órgãos


16/09/2008 18:17

Compartilhar:


O deputado Roberto Engler (PSDB) quer estender às escolas do Estado de São Paulo um programa já implementado em Franca, o Doadores do Futuro. O programa, objeto do PL 614/2008, pretende conscientizar os alunos da rede estadual de ensino sobre a importância da doação voluntária de sangue, tecidos e órgãos e da inscrição no cadastro de doadores de medula óssea. Engler apresentou a matéria após sugestão de vereador francano, que já conseguiu a aprovação de projeto muito semelhante no município.

A implementação do Doadores do Futuro, que em âmbito estadual foi batizado de Doadores do Amanhã, passa necessariamente por parcerias entre o poder público e entidades públicas e privadas que atuam na área da doação de sangue, órgãos e tecidos. Especialistas devem capacitar servidores públicos para que estes possam aprofundar a discussão do tema nas escolas.

Para Engler, a iniciativa pode formar, a médio prazo, uma geração de cidadãos sabedores da importância e da amplitude de gestos como a doação de sangue. "Estima-se que a cada dois segundos um paciente necessite de transfusão de sangue no Brasil. Não há dúvidas de que a doação de sangue e órgãos é um ato de cidadania e uma necessidade."



rengler@al.sp.gov.br

alesp